EDITORIAL – UMA ESTÁTUA PORQUÊ?

Imagem2

 

Hoje em Braga há uma concentração contra a implantação da estátua do Cónego Melo. O Cónego Melo, hão de estar recordados, foi vigário-geral da Diocese de Braga, e a sua figura foi associada a movimentações de extrema-direita, e inclusive ao atentado que vitimou o Padre Max e Maria de Lurdes.

Parece que quando se levanta uma estátua a alguém é porque se acha que fez alguma coisa de valoroso. As notícias abaixo ajudam a compreender quem acha que o Cónego Melo fez alguma coisa de valoroso.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/conego-melo-tornouse-conhecido-por-combater-comunismo-no-pos25-de-abril-1326366

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1154192

http://www.esquerda.net/artigo/cidad%C3%A3os-de-braga-convocam-protesto-contra-est%C3%A1tua-do-c%C3%B3nego-melo/28971

Na reunião de Câmara a implantação da estátua foi aprovada com os votos a favor do PS e a abstenção da coligação de direita. Parece estar  claro quem acha que o Cónego Melo merece uma estátua.

Dirão alguns: trata-se de um fenómeno local. Não será exacto. Por vários aspectos. Um, Braga é uma das maiores e mais prósperas cidades portuguesas, chegando a ombrear com o Porto. Dois, fenómenos como este sucedem também noutros pontos do país.

Leave a Reply