PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – FÓRUM PRECARIEDADE E DESEMPREGO – 8 E 9 NOVEMBRO, LISBOA

banner_pi_verde

A Associação de Combate à Precariedade Precários Inflexíveis (ACP-PI) vai organizar um fórum sobre precariedade e desemprego. Esta iniciativa, a decorrer em Lisboa nos dias 8 e 9 de novembro, vai contar com debates, workshops, teatro do oprimido e participações internacionais. Evento aqui.

cartaz - fórum precariedade e desemprego

O cenário laboral em Portugal tem vindo a sofrer uma constante e progressiva precarização, que se agudizou tremendamente com as medidas de austeridade que a troika e o governo têm vindo a implementar. Nesta conjuntura, Portugal tem agora a terceira maior taxa de desemprego da Europa e a mais elevada em Portugal desde que há registos. De facto, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas encontram-se desempregadas, sendo que metade delas não recebe qualquer prestação social. Precários e desempregados representam hoje mais de metade (55,5%) da população activa portuguesa.

Ao mesmo tempo, de acordo com o Observatório da Emigração, Portugal regista atualmente uma taxa de emigração que será comparável apenas com a vaga registada nos anos 60.

Esta conjuntura fomenta o abaixamento do custo do trabalho originando salários mais baixos, bem como o alargamento da precarização e das condições de exploração de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Regista-se agora o regresso de fenómenos como o trabalho não declarado ou o subemprego, alem do agravamento dos modelos já generalizados de precarização (trabalho temporário, contratos a prazo, recibos verdes, estágios…).

É neste contexto que a ACP-PI organiza o Fórum Precariedade e Desemprego, que irá iniciar-se na noite de dia 8 de novembro, com uma iniciativa internacional na qual participarão ativistas de diversos países europeus.

No dia seguinte, o fórum irá contar com diversos debates e workshops com a participação de ativistas, investigadores, sindicalistas entre muitas outras pessoas, encerrando-se o dia com uma sessão de teatro do oprimido e convívio.

Nesta iniciativa juntamos ideias e experiências diferentes para pensar o presente e o futuro de uma luta comum: o combate à precariedade e ao desemprego. Contamos com a tua presença! Mais informações serão disponibilizadas em breve mas, entretanto, marca já na agenda!

Leave a Reply