EDITORIAL – CONFUCIONISMO OU CONFUCIANISMO. NÃO CONFUNDIR COM CONFUSIONISMO

Imagem2Se fosse vivo, como se costuma dizer, Confúcio completaria hoje a bonita idade de 2564 anos. Considera-se tradicionalmente que nasceu no dia 27 de Agosto de 551 a. C. Pensador e filósofo chinês, os princípios de ética que terá emitido, deram lugar a doutrinas. Dizemos «que terá emitido», uma vez que  nenhum texto é inequivocamente da autoria de Confúcio. As máximas, os pensamentos que lhe são atribuídos foram sendo escritos ao longo dos três séculos que se seguiram à sua morte. Confúcio baseava a sua filosofia no respeito pelos princípios morais, na correcção do comportamento social, e na justiça e sentido de equidade na relação entre governantes e governados.

As regras de conduta por si defendidas, baseados nas tradições populares  chinesas,  inspiraram doutrinas (como o taoísmo) e vigoraram sobretudo durante a dinastia Han (206 a. C – 220). O respeito pelos anciãos, a prioridade das crianças na ordem de preocupações colectivas, a prevalência dos laços familiares, são traços da doutrina confucionista ou, como também se pode dizer, confucianista. Dois milénios e meio depois, a protecção a crianças e a idosos, continua, não só na China, mas em muitos outros países, a ser um mero projecto. A solidariedade familiar continua, em muitos casos, a suprir as falhas dos sistemas de assistência social.

Não faças aos outros o que não queres que te façam, que hoje em dia se considera um lugar comum, é um pilar da “ética da reciprocidade” defendida pelo filósofo chinês. É uma frase banal, mas que bem podia ser arremessada à elite de políticos e de financeiros que, mercê da corrupção, passando por cima de todos os princípios de solidariedade, enriquecem em épocas de pobreza generalizada. A fórmula para o triunfo é esquecer o que patetas como Confúcio, Cristo ou Marx proclamaram. Substituir um confucionismo onde se glorifica o respeito pela ética, pelo confusionismo – ou seja, a doutrina da confusão generalizada, onde vale tudo e os fins justificam qualquer meio.

Leave a Reply