SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES – ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – AMANHÃ, às 11 horas, em frente ao HOSPITAL de SANTA MARIA

Do site da CGTP Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

Acção de sensibilização “Se não cuidarem de nós, quem cuidará de vós?” – dia 28 de Agosto às 11h00, em frente ao Hospital Sta. Maria, em Lisboa. Depois de sucessivos pacotes de austeridade, o Governo avança, mais uma vez, contra os direitos dos trabalhadores da Administração Pública, incluindo os enfermeiros, nomeadamente através de despedimentos, o aumento do horário de trabalho e a penalização na aposentação. Saber mais …

3enfermagem123

DIRECÇÃO REGIONAL DE LISBOA

Av. 24 de Julho, 132 – 2º—1350-346 Lisboa – Telef.: 213558751 – Fax: 213141423
E-mail: drl@sep.pt – site: http://www.sep.org.pt

Nota à Comunicação Social

SE NÃO CUIDAREM DE NÓS, QUEM CUIDARÁ DE VÓS? –
ENFERMEIROS DEFENDEM DIREITOS DE TRABALHO E UTENTES

Depois de sucessivos pacotes de austeridade, o Governo avança, mais uma vez, contra os direitos dos trabalhadores da Administração Pública, incluindo os enfermeiros, nomeadamente através de despedimentos, o aumento do horário de trabalho e a penalização na aposentação.

É preciso defender as Funções Sociais do Estado. Ao contrário do que a propaganda governamental apregoa, Portugal gasta menos em despesa social do que a média europeia. Não podemos aceitar a redução do número de trabalhadores e serviços na Administração Pública, nomeadamente na saúde que coloquem em causa o acesso, a qualidade e a segurança dos cuidados.

Se não cuidarem de nós, quem cuidará de vós? é o mote que os enfermeiros dão, tentando sensibilizar a população da falta de condições de trabalho a que estão sujeitos, que traz e trará consequências aos cuidados de saúde a prestar aos utentes.

A Direcção Regional de Lisboa detectou uma grave carência de enfermeiros no distrito, o que provoca elevados ritmos de trabalho e incontáveis horas de feriados e folgas em dívida, originando graves níveis de fadiga a estes profissionais.

A enfermagem é uma profissão de elevado risco e penosidade, pelo que o tempo de descanso é absolutamente essencial para a segurança dos cuidados de saúde prestados.

São também detectados inexplicáveis contratos de trabalho com vínculo precário, inúmeros recém-formados que se encontram no desemprego, sendo que muitos deles são forçados à emigração.

É ainda incompreensível que estes profissionais sejam remunerados de forma inadequada e que se assistam grandes desigualdades de salários e direitos entre enfermeiros que desempenham exactamente as mesmas funções.

Por tudo isto, os enfermeiros de Lisboa exigem: saúde sem cortes e para todos, mais enfermeiros nos serviços, horários compatíveis entre a vida profissional e pessoal, 35 h semanais de trabalho, estabilidade profissional, valorização da profissão e salários dignos.

A Direcção Regional de Lisboa, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, convida os(as) Srs(as) jornalistas a acompanharem A ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, SE NÃO CUIDAREM DE NÓS QUEM CUIDARÁ DE VÓS? – a realizar no dia 28 de Agosto, com Conferência de Imprensa marcada para as 11h em frente ao Hospital Santa Maria.

A Direcção Regional de Lisboa do SEP,

Lisboa, 26 de Agosto 2013

Contacto: Enfª Isabel Barbosa – 912 145 079

SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES
Direcção Regional de Lisboa
Av. 24 de Julho, 132 – 2º—1350-346 Lisboa – Telef.: 213558751 – Fax: 213141423
E-mail: drl@sep.pt – site: http://www.sep.org.pt

Leave a Reply