A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – DAMIÃO de GÓIS, MUSSOLINI, MARILYN – COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL – AMANHÃ – DIA 9 de SETEMBRO, às 21.30

ATENÇÃO !!! ULTIMO AVISO !!!

ATENÇÃO!!! As reservas estão a avançar rapidamente.

Não deixes para amanhã o que podes RESERVAR HOJE!

Continuando com a Participação da Sociedade Civil nos ENCONTROS IMAGINÁRIOS, no dia 9 de Setembro, às 21, 30 , no Teatro A BARRACA, eis o programa dessa noite :

Laborinho Lúcio, jurista que dirigiu o Centro de Estudos Judiciários e foi Ministro da Justiça, e um estudioso atento da acção teatral, interpreta Damião de Góis, o célebre músico e cronista português que se transformou numa figura ímpar do humanismo Europeu do século XVI.

Carlos Matos Gomes, coronel na reserva com brilhante folha de serviços, e também o celebrado e prolífico escritor Carlos Vale Ferraz ( “ Nó cego”, “ A Mulher  do legionário”, etc.), irá apresentar –nos Mussolini, ditador e criador do fascismo Italiano.

Catarina Furtado, bela e inteligente  actriz e apresentadora de televisão e Embaixadora  de Boa Vontade  da ONU, fará reviver uma das grandes figuras míticas do nosso tempo, Marilyn Monroe.

RESERVAS:   este mail, costhelder@gmail.com, ou 213965360                        5€

Encontro Imaginário n.º 55

BENITO MUSSOLINI  ( 1883 -1945)

Mussolini

Politico e jornalista Italiano, foi o “duce” do fascismo.

Em jovem foi socialista revolucionário e chegou a director do “ Avanti”, órgão oficial do partido socialista.

Com a 1ª Grande Guerra começou a sua transformação ideologica apoiado por D’Annunzio, criando  os “fascio”, grupos de combate financiados pelos terratenentes do Sul e pela alta burguesia industrial da Lombardia.

Aliado de Hitler durante a 2ª Grande Guerra foi preso e fuzilado pela Resistência Italiana na aldeia de Dongo, perto do lago de Como.

 

MARILYN  MONROE (1926 – 1962)

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe é um verdadeiro mito.

Em meia dúzia de anos ganhou o mundo e fez-se a si própria, repudiando o comercialismo gratuito de Hollywood e lutando pelo seu aperfeiçoamento profissional e intelectual.

Estudou com Charles Laughton e Strasberg e trabalhou com Billy Wilder e Lawrence Olivier, assinalando a história do cinema com papéis inesquecíveis.

De vida privada tumultuosa, teve dois casamentos falhados com DiMaggio, herói do baseboll, e com Arthur Miller, célebre escritor e dramaturgo .

Colocou-se ao lado de Miller na época do McCarthismo, não cedendo às chantagens de Reagan e Nixon, na altura respectivamente presidente e advogado do sindicato dos actores.

Foi encontrada morta no dia 5 de Agosto de 1962 e poucas mortes terão merecido tanta especulação.

Ficou para sempre um ícone imperecível dos anos 60, época de utopias e transformações Universais.

 

DAMIÃO de GÓIS (1502 – 1574)

Damião de Góis

Fidalgo de Alenquer, dirigiu a feitoria de Flandres, foi aluno de Erasmo e da Universidade de Pádua e reitor da Universidade de Lovaina, onde foi preso durante um ano pelos invasores Franceses.

No regresso a Portugal foi professor do príncipe herdeiro, filho de D. João III, e mais tarde responsável pela Torre do Tombo.

Entre outras obras escreve a Crónica de D. Manuel, o que o levará a cair nas garras da Inquisição, sendo condenado a reclusão no mosteiro de Alcobaça, e posteriormente assassinado numa estalagem durante a noite. Considerado um dos músicos mais importantes do seu tempo, foi pintado por Duhrer e trouxe para Portugal “ As tentações de S.Antão” de Bosh, sinais claros da sua intima ligação aos movimentos culturais da sua época.

Leave a Reply