SOBRE O DESASTRE OCORRIDO HOJE EM LAMPEDUSA COM MIGRANTES AFRICANOS – UM ALERTA DE JÚLIO MARQUES MOTA

Dois textos de Maio de 2011 que publicámos no blogue Estrolabio. Estamos a 3 de Outubro de 2013 e, hoje,  os jornais noticiam:

Italy boat wreck: scores of migrants die as boat sinks off Lampedusa

Children among dead as boat thought to have been carrying as many as 500 migrants sinks. (The Guardian)

Uma foto do desastre de hoje, publicado pelo New York Times:

 boat people

   Italian Army, via European Pressphoto Agency, Agence France-Presse — Getty Images

First responders brought the bodies of drowned migrants to shore from a Coast Guard boat on Thursday in Lampedusa, Italy.

_______

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2011

O barco que não chegou a Lampedusa – por Júlio Marques Mota

Acabo de ler no jornal The Guardian que um  barco que tentava chegar a  Lampedusa foi deixado à deriva no mar  Mediterrâneo  durante por 16 dias, apesar do alarme que  foi lançado.( Le Monde)

Há aqui abdicação  de  responsabilidades que levaram à morte de 60 pessoas , incluindo crianças.  Isto constitui um crime  que não pode ficar  de modo nenhum por punir só  porque as vítimas são migrantes africanos  e não turistas de  uma linha de cruzeiros de luxo, diz-nos o padre  Moses Zerai, em Roma.

O neoliberalismo continua a fazer das suas vítimas, pelas múltiplas  áreas em que actua. Este é mais um exemplo, apenas mais um.

Aos visitantes de estrolábio recomendo a leitura de um texto publicado há um ano  no âmbito do Ciclo de Cinema da Faculdade de Economia de Coimbra (FEUC), organização de que faço parte e façamos da sua leitura uma homenagem aos que agora morreram, texto escrito por Embaixador de França em Malta, Daniel Rondeau , em onde se lê:

“A História continua apaixonante e terrífica. Mas hoje, a única promessa

cumprida, e demasiado frequentemente, é o túmulo. Ulisses é negro e morre no

mar, no silêncio das ondas, depois de meses de espera, de aflição.” 

Para os mais interessados sobre o tema sugerimos os cadernos de textos de apoio que ao tema  o Ciclo de Cinema na altura e na FEUC publicou, disponível em http://www4.fe.uc.pt/ciclo_int/2009_2010.htm

_______

Leiam amanhã em A Viagem dos Argonautas o texto de Daniel Rondeau, também às 23.55. Vamos referir também este terrível problema no nosso editorial.

Vejam também http://estrolabio.blogs.sapo.pt/1415245.html

1 Comment

Leave a Reply