MICHEL FOUCAULT AO ALCANCE DE UM CLIC por Clara Castilho

livro&livros1

Imagem1Clara Castilho traz-nos hoje não apenas a sua opinião sobre uma obra – traz-nos o conjunto da obra, a possibilidade de acedermos aos livros de um autor capital na história do pensamento e das ideias do século XX – o filósofo francês Michel Foucault.

Michel Foucault (1926- 1984)  marcou-me muito com o seu livro História da Loucura, sobretudo a marginalização daqueles que eram considerados desprovidos da capacidade racional (tendo sido um dos factores que me levou à tese final sobre “Delírios místicos”…). Mais  tarde vim a perceber que se interessava por outras áreas que também me inquietavam, quando ele discute a questão do ‘poder’ inserido na esfera estatal ou institucional.

Viveu a Segunda Guerra Mundial interessou-se pelas Ciências Humanas., tendo-se formado em Psicologia e Filosofia. A experiência no Hospital Psiquiátrico de Saint-Anne vai levá-lo a interessar-se sobre a loucura. Notam-se as influências de Jacques Lacan, Nietzsche, Maurice Blanchot e Georges Bataille, Janet, Piaget e Freud.

FOUCAULT. SARTRE. -protest1

De 1970 a 1984, foi professor de História dos Sistemas de Pensamento no Collége de France, onde se podem destacar as suas ideias sobre a “Ordem do Discurso”.  Daí à  História da Loucura e à  História da Sexualidade foi um pulo. E depois, O Nascimento da Clínica,  As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber, entre outros.

E são precisamente estes livros que se podem consultar em pdf no site:

http://bibliotecaucs.wordpress.com/2013/11/05/todos-os-livros-de-michel-foucault-para-download-gratuito/

Leave a Reply