SOEIRO PEREIRA GOMES MORREU HÁ 64 ANOS

Soeiro Pereira Gomes (ampl)

Em 5 de Dezembro de 1949 morreu em Lisboa Soeiro Pereira Gomes. Havia anos que vivia na clandestinidade, e que  era atormentado por graves problemas de saúde. Tinha apenas quarenta anos e ficámos assim privados prematuramente da companhia de um homem tão generoso, de um cidadão consciente e lutador, e de um escritor de enorme talento, que deixou uma obra muito valiosa, apesar de ainda estar no princípio.

Os Esteiros são o seu livro mais conhecido. Publicado em 1942, constituiu um testemunho sentido da situação a que as crianças e jovens estavam sujeitos na época, num país sujeito a uma ditadura férrea, e cujo povo era sujeito a uma exploração violenta. Muitas análises foram feitas sobre o livro, atribuíram-se a Soeiro Pereira Gomes intenções e influências, mas é evidente a solidariedade para com os personagens reais que retratou neste livro e no resto da sua obra, e muito clara a visão que transmite sobre como a sociedade os oprimia e dilacerava.

Cabe-nos exprimir a nossa solidariedade para com o homem, o cidadão e o escritor, e também para com os personagens e para com o povo que ele descreveu na sua obra.

Leave a Reply