SNBA – CURSILHO SOBRE AZULEJO – 9, 11 e 18 de JANEIRO de 2013

Cursilho sobre azulejo

CURSILHO SOBRE AZULEJO
orientado pela Professora Margarida Calado

Atendendo a pedidos de alguns alunos e aproveitando a oportunidade dada pela exposição presente na Fundação Calouste Gulbenkian até 26 de Janeiro – O Brilho das Cidades – A rota do azulejo, propõe-se um minicurso dedicado a este tema e constando de 3 sessões:

1ª sessão – Aula teórica na Sociedade Nacional de Belas Artes

2ª sessão – Visita de estudo ao Museu Nacional do Azulejo

3ª sessão – Visita de estudo à Exposição patente no Museu Calouste Gulbenkian.

Breve síntese da aula teórica:

As origens dos revestimentos cerâmicos em Portugal. O azulejo de corda seca e de aresta. A técnica da maiólica. Azulejos renascentistas e maneiristas.

O azulejo no século XVII – azulejo de padrão, registos. A combinação com a talha dourada.

O azulejo no século XVIII – o azul e branco: os mestres pintores de azulejo e a grande produção. O azulejo rococó e pombalino e o regresso da policromia. O azulejo neoclássico e a decadência.

A reutilização do azulejo em fachadas no séc. XIX-XX. A influência da Arte Nova.

A grande utilização do azulejo no séc. XX: o azulejo como arte pública.

Condições de Inscrição

Candidatos em geral:  € 50,00

Sócios e/ou Alunos que frequentam no corrente ano-lectivo os cursos da SNBA e membros das entidades com quem a Instituição tem protocolos estabelecidos (Associados do Montepio, CGBES, SBSI, STEG-CGD) : € 45,00

Este curso irá decorrer no período compreendido entre 09 e 18 de Janeiro de 2014, de acordo com o seguinte calendário:

1ª aula:  5ª feira, dia 09 de Janeiro, das 18,30h às 20,30h, na S.N.B.A.

2ª aula:  Sábado, dia 11 de Janeiro, visita ao Museu Nacional do Azulejo.

3ª aula:  Sábado, dia 18 de Janeiro, visita à exposição: O Brilho das Cidades – A rota do azulejo, no Museu Calouste Gulbenkian.

As visitas aos Museus do Azulejo e Calouste Gulbenkian poderão ter lugar das 14 às 16h ou das 16 às 18h, dependendo da necessidade, ou não, de se desdobrar a turma em 2 grupos.

Inscrições e informações na Secretaria da Sociedade Nacional de Belas Artes, ou através do telef. nº 213138510, no horário de expediente: das 10,00 às 12,00 e das 14,00 às 19,00 horas, de 2ª a 6ª feira. e no site da S.N.B.A, em http://www.snba.pt/

Nota: De acordo com o Regulamento dos Cursos da SNBA, qualquer turma só funcionará com um número mínimo de 20 alunos. Caso as inscrições não atinjam aquele número, os candidatos inscritos terão direito ao reembolso dos pagamentos efectuados.

 

Leave a Reply