LAGO TITICACA – NO ALTIPLANO, entre a BOLÍVIA e o PERU. Por JOÃO MACHADO

Bl-map
Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru.
Obrigado à Wikipedia Commons

O Lago Titicaca fica nos Andes, no Altiplano, a uma altitude superior a 3800 metros. Tem origem tectónica. A superfície é de 8372 quilómetros quadrados, o volume de águas 893 quilómetros cúbicos, a profundidade média de 107 metros, a máxima 281 metros e a extensão das suas margens atinge 1125 quilómetros, banhando o Peru e a Bolívia. Recebe água das chuvas e da fusão dos gelos dos glaciares das montanhas que o rodeiam.  A bacia de captação de águas estende-se por cerca de 58000 quilómetros quadrados. Tem duas partes, ligadas pelo Estreito de Tiquina. 25 rios desaguam no Titicaca, e nele nasce o Desaguadero, que vai para sul através da Bolívia. Há muitas ilhas, grande parte delas habitadas. É navegável, mesmo por barcos de alguma dimensão.

Lake_Titicaca_map
Obrigado à Wikipedia Commons

O Titicaca é considerado como o lago mais alto do mundo comercialmente navegável. Nas suas margens vive uma população numerosa, tendo sido efectuadas investigações arqueológicas que permitem concluir que os Incas tiveram ali uma presença importante. O clima é relativamente frio, com variações importantes. Chove no Verão, que decorre entre Dezembro e Abril, ocorrendo tempestades também nesta época. A vida natural é bastante variada, existindo várias espécies características da região, algumas ameaçadas de extinção.

Lago_Titicaca_001
O azul no Lago Titicaca
Obrigado a Wikimedia Commons

Nele existem ilhas artificiais flutuantes, desde a época pré-colombiana, os uros. Os seus habitantes, que já habitavam a região antes da chegada dos Incas, construíram-nas para fins defensivos. Actualmente continuam a habitá-las e a manter muitos dos seus hábitos tradicionais, procurando tirar proveito do turismo.

260px-Uros3_lou
Obrigado à Wikipedia Commons

________

Ver também a World Lake Database

http://wldb.ilec.or.jp/Lake.asp?LakeID=SAM-04&RoutePrm=0%3A%3B4%3Aload%3B

Leave a Reply