Novas Viagens na Minha Terra – Série II – Capítulo 170 – por Manuela Degerine

Imagem3 

Verdejo

Muito mais do que no quintal do meu vizinho, a erva é aqui tenra, trémula, estreante… Reparo que “verde” evoca um colorido vago, preciso de outro – mais exato – para esta cor mimosa, por exemplo: “verdecente”. (Que não passa aliás de uma sugestão, pois espero pelas propostas dos leitores.)

A linguagem manifesta na Grécia Antiga uma consciência cromática distinta da nossa. Notaram que na “Ilíada” e na “Odisseia” nunca aparece a palavra “verde”? A qual não tem equivalente na língua grega; o mar pode ser “negro” mas nunca é “verde”. Torna-se evidente que Ulisses não prosseguiu para a Galiza depois de fundar Lisboa… Se os leitores quiserem saber tudo sobre o verde, leiam “Vert: histoire d’une couleur” (Paris, éditions du Seuil, 2013) de Michel Pastoureau.

Atravesso ribeiras, carvalhais, eucaliptais, aldeias… Os bosques ainda se agasalham nos cobertores de folhas; e sublime é o convívio dos verdes musgos com os fetos ruivos. Para além de cães e gatos nos pátios, de algumas vacas em campos viridentes, há melros e corvos por todo o lado. Uma ou outra toupeira igualmente – mas morta. Enormes lesmas arrastam-se pelo alcatrão porém os ouriços hibernam e, pelo menos agora, não são atropelados. Mesmo com esta temperatura, desconfio todavia das carraças, embora nenhuma tão-pouco visse… Ainda bem!

Os caminhos – já se sabe – encontram-se inundados, lamacentos, pantanosos, cumpre avançar mui lentamente, pé ante pé, apalpar o terreno com o bordão, trepar por cima das paredes, quando as há, por terrenos mais altos, se possível, fazendo desvios longos, não raro ilusórios, acabando uma ou outra vez por regredir, fitar com dúvida o charco, ora por onde é que os outros passaram, onde é que eles poisaram os pés, se não caminharam sobre as águas… Descobri-los-ão um dia enterrados na vasa? Organizarão visitas aos peregrinos de 2013 como aos guerreiros de Xian? Não é celebridade que me seduza, portanto sigo com mil e muitas precauções.

Imagem1

Leave a Reply