CECL – UMA VISITA GUIADA AO MUSEU DO CINEMA

banner - I

Uma Visita Guiada ao Museu no Cinema

De 27 a 31 de Janeiro – Ciclo de cinema mostra filmes de Alain Resnais, Rossellini, Steven Jacobs, Jem Cohen, entre outros.Vitória de Samotrácia

Uma selecção de filmes que têm em comum o interesse por objectos museológicos ou pela experiência da visita ao Museu. De Alain Resnais e Rossellini, de Steven Jacobs a Jem Cohen procurou-se juntar cineastas de várias gerações e diferentes géneros (ficção, documentário) ao mesmo tempo que se promove o debate dos mesmos com especialistas na área.

O ciclo universitário Uma Visita Guiada ao Museu no Cinema tem como objectivo pôr o cinema a pensar o museu, sem sair, precisamente, do seu espaço imaginário. Ao espectador é lançado o desafio de questionar o papel tradicional do museu como espaço morto, inorgânico e, no limite, despolitizado. Ao mesmo tempo, qual o valor expositivo (Benjamin) do próprio espaço-museu no filme? De que forma este último participa na construção de um museu imaginário (Malraux), onde se promova um novo olhar sobre os objectos mostrados?

Consulte o aqui Programa

De 27 a 31 de Janeiro de 2014, a FCSH-UNL e, em sessão especial, o Museu do Chiado convocam estas questões através da apresentação e exibição de uma muito particular colecção de filmes, de John McTiernan a Straub-Huillet.

FCSH – 27 de JAneiro a 1 de Fevereiro | SEMPRE ÀS 15h30

TODAS AS SESSÕES NA FCSH-UNL TERÃO LUGAR NO AUDITÓRIO 1, TORRE B, PISO 1, SALVO A DO DIA 29. A PROJECÇÃO DE “JUVENTUDE EM MARCHA” SERÁ FEITA NO AUDITÓRIO 2, PISO 3.

Segunda (27) “Viaggio in Italia” de Roberto Rossellini (1954 – 97′) – Apresentação por Francesco Giarrusso
+
“Les statues meurent aussi” de Alain Resnais e Chris Marker (1953 – 30′) – Apresentação por Professora Maria Irene Aparício

Terça (28) “La ville Louvre” de Nicolas Philibert (1990 – 84′) – Apresentação por Raquel Henriques da Silva
+
“Seems so Long Ago, Nancy” de Tatiana Macedo (45′ – 2012) – Apresentação por Tatiana Macedo

Quarta (29) ” House of Wax” de André de Toth (1953 – 88′) – Apresentação por Carlos Natálio

Quinta (30) “The Thomas Crown Affair” (1999 – 113′) de John McTiernan – Apresentação por Joana Frazão

Sexta (31) “Museum Hours” de Jem Cohen (2012 – 107′) – Apresentação por Luís Mendonça

Sessão Especial: No mesmo dia 31, sexta-feira, às 18h30 no Museu do Chiado, passa “Museum Incidents” de Steven Jacobs (2012 – 55′), apresentado por Margarida Medeiros

Com este ciclo pretende-se pensar na forma como o cinema, a arte que marca todo o século XX, se interessa pela pintura ou pela deambulação pelos grandes museus como o Louvre ou o Kunst Historiche Museum de Viena, ou, ainda, pela forma como a experiência da história de Arte se foi inscrevendo, como pano de fundo ou como objecto central, na história do cinema.

A entrada é gratuita

Organização

Luís Mendonça e Margarida Medeiros
com o apoio da Mediateca DCC-FCSH

Apoios Institucionais

CECL
FCT
Mediateca DCC-FCSH
FCSH/UNL
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

 

Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

Tel.: (+351) 21 795 08 91
Fax: (+351) 21 795 08 91
Email: info@cecl.com.pt

Leave a Reply