CASA DA ACHADA – O ASSALTO AO SANTA MARIA COM CAMILO MORTÁGUA; VISITA ACOMPANHADA À EXPOSIÇÃO; TRABALHO DE CORPO, VOZ E ALMA; LEITURA DE ‘O AMOR DA PINTURA’; CINEMA COM ‘QUANDO PASSAM AS CEGONHAS’

Microsoft Word - 23-27 Jan 14

Nesta sessão recebemos Camilo Mortágua, que participou no assalto ao Santa Maria a 22 de Janeiro de 1961.

Neste ciclo, «histórias da História», conversaremos sobre efemérides da História, contemporâneas de Mário Dionísio, pensando sempre também no que se passa hoje. Porque há coisas de que se fala hoje – como a tão badalada «crise» – que não são coisas novas, algumas nunca deixaram de existir, outras ressurgiram em sítios e alturas diferentes.

 

Agora temos visitas acompanhadas à exposição «Mário Dionísio – 50 anos de pintura» para todos os que chegarem à Casa da Achada aos sábados às 11h30.

Trata-se de uma exposição de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor, de 1942 a 1993.
Mário Dionísio foi pintor figurativo nos anos 40 e 50 e pintor abstracto a partir de 1963.
O catálogo da exposição pode ser consultado aqui.

Experimentar dizer e fazer coisas de outra forma, com o corpo todo, com a voz que temos e não usamos, com a b que escondemos. Experimentar ser criança outra vez e redescobrir o prazer da descoberta, de nós, dos outros, de nós com os outros, e do mundo.
Para todos a partir dos 14 anos.
Trazer roupa prática e confortável, para se poder mexer bem, à vontade, e meias grossas para andar descalço.
18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, do capítulo sobre Picasso em O amor da pintura de Claude Roy. Quem lê é Eduarda Dionísio.

21h30 – Cinema com Quando as cegonhas passam (1957, 107 min.) de Mikhail Kalatozov. Quem apresenta é António Rodrigues.

 

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h):

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – 50 ANOS DE PINTURA»
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…
    A Mediateca da Achada está em fase de catalogação. Para já, começam por estar disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    E agora vamos ter polos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no polo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão.
  • LIVROS LIVRES
    No terreno em frente à Casa da Achada, desde que não chova, é só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar, e era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.
    E, para além de livros que se podem levar e trocar, há uma pequena feira do livro todos os sábados, se o clima permitir.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia todas as terças-feiras às 21h e nas quartas-feiras às 14h30.

E, PARA QUEM QUISER E PUDER, PODEM AJUDAR A CASA DA ACHADA:

1 Comment

Leave a Reply