DEFENDER O DIREITO DE BRINCAR – UM JOGO DA COLOMBIA por clara castilho

9349741_b7nUl

A Associação Internacional de Ludotecas (ITLA)  foi criada em 1990 em Toronto no decorrer da 5ª Conferência Internacional de Ludotecas. A associação foi registada sob a lei belga como uma organização não governamental, aberta a qualquer associação ou indivíduos que concordem com os seus objectivos. Pretende fornecer informações sobre ludotecas e sua importância para as comunidades, facilitar o intercâmbio de experiências e promover uma reflexão entre as ludotecas em todo o mundo.

itla

 

A ITLA acredita que brincar é essencial para um bom desenvolvimento educativo, físico, psicológico, social e cultural. Defendem que em todas as comunidades do mundo devem existir ludotecas que contribuem para o bem estar de todos”.

A sua Newsletter é agora feita a partir de Lisboa, pelo Sector de Actividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança. O seu editor é Leonor Santos. Mais informações podem ser obtidas em: http://www.itla-toylibraries.org. A própria Newsletter pode ser descarregada em http://www.iacrianca.pt/images/stories/pdfs/actividade_ludica/itla_outubro_port.pdf

Brincar é reconhecido como parte fundamental do desenvolvimento integral das crianças. Na Convenção sobre os Direitos da Criança  está escrito: “Os Estados Partes reconhecem o direito das crianças ao descanso e ao divertimento, a brincar e a praticar  actividades recreativas apropriadas á sua idade, e a participar livremente na vida artística e cultural”. Para além disto, os Estados devem fazer com que as crianças tenham oportunidades para o desenvolvimento destas actividades” .

Apesar deste quadro jurídico subjacente, os pais não reconhecem ainda que brincar, jogar é um direito, e que através dele estão fornecendo valores para a sua formação,  recriando o mundo, testando novas formas de coabitação, dispostas normas, aprendendo sobre o seu ambiente e construindo visões do futuro.

paraquedas

Na Newsletter agora distribuída vem a descrição de um jogo da Colombia que achei muito engraçado. Chama-se A Roda das Cores e é também conhecido como  “actividades de pára-quedas”. É preciso um pano de 3 metros de diâmetro, com muitas cores e bolas bastantes grandes.

O objectivo deste jogo é não deixar as bolas cair no chão, mesmo que o pará-quedas esteja em movimento. Este jogo desenvolve a capacidade de cooperar e trabalhar em grupo, envolvendo o corpo e os sentidos. Ele pode ser jogado com 10 a 20 participantes, crianças e adultos. Todos os participantes, seguram o pano e movem-no para cima e para baixo ou em um movimento giratório,  como uma onda.

Ao mover a tela, as crianças cantam a música a seguir:

 Um colombiano com sua acção ajudou

Então as crianças  brincaram,

Sentindo que elas estavam crescendo.

Disseram aos outros para ajudar.

Dois colombianos com sua acção ajudaram

Então as crianças  brincaram,

Sentindo que elas estavam crescendo,

Disseram aos outros para ajudar.

Três colombianos com sua acção…

Quatro colombianos com sua acção…

 Quando na canção se diz “Colombiano com sua acção ajudou” o facilitador adiciona outra bola para o pára-quedas. Os jogadores devem continuar com o movimento e também devem ter cuidadosos para não deixar as bolas caiam no chão. Sempre que a canção menciona outro colombiano, outra bola é lançada para o pára-quedas até la estarem  quatro bolas.

Este jogo pode ser jogado ao ar livre, como um pátio, ou numa ludoteca ou em qualquer lugar que não apresente qualquer risco para os participantes. Este jogo é apreciado tanto por adultos como por crianças.

Leave a Reply