Uma associação cultural sem fins lucrativos, Tecla Plat, tem o objectivo de promover a cultura e as artes através de actividades educativas que contribuam para o desenvolvimento harmonioso e a individualidade de cada ser. Dela constam: Catarina Ramalho ( Formada em estudos artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Dania Afonso (Formada em Design de Comunicação no Pratt Institute), Teresa Lima (com formação inicial como Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico).
Pois este pequeno grupo de pessoas apaixonadas pelo cinema e pelas crianças, que há muito sente que a programação cinematográfica existente nas salas portuguesas fica muito aquém do que se pode (e deve) oferecer aos mais novos, resolveram há cerca de 1 ano unir esforços e pôr mãos à obra para que, em Fevereiro de 2014, Portugal passasse finalmente a ter um Festival de Cinema exclusivamente dedicado às crianças e aos jovens. E assim nasceu o PLAY – 1º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que se vai realizar entre os dias 1 e 9 de Fevereiro de 2014, no Cinema São Jorge, e conta com o apoio da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras entidades.
Teve uma apresentação em Outubro, no Jardim da Estrela, em Lisboa, intitulado “Há Cinema no Jardim”: foram 24 sessões de cinema, totalmente gratuitas, para mais de 750 crianças, em apenas 2 dias. Neste momento, e após um enorme esforço pessoal, a nível de tempo, dedicação e dinheiro que os organizadores já investiram no projecto verbas significativas. Para fecharem a programação do festival com a máxima qualidade, por forma a torná-lo de facto uma referência no género a nível internacional e para que as nossas crianças e jovens possam realmente assistir ao que de melhor se vai fazendo no cinema por esse mundo fora, precisam de contribuições.