PLAY – 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL E JUVENIL DE LISBOA DE 1 A 9 DE FEVEREIRO por clara castilho

9349741_b7nUl

Uma associação cultural sem fins lucrativos, Tecla Plat, tem o objectivo de promover a cultura e as artes através de actividades educativas que contribuam para o desenvolvimento harmonioso e a individualidade de cada ser. Dela constam: Catarina Ramalho ( Formada em estudos artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Dania Afonso (Formada em Design de Comunicação no Pratt Institute), Teresa Lima (com formação inicial como Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico).

523512_1420191224868571_1428599572_n

 

Pois este pequeno grupo de pessoas apaixonadas pelo cinema e pelas crianças, que há muito sente que a programação cinematográfica existente nas salas portuguesas fica muito aquém do que se pode (e deve) oferecer aos mais novos, resolveram há cerca de 1 ano unir esforços e pôr mãos à obra para que, em Fevereiro de 2014, Portugal passasse finalmente a ter um Festival de Cinema exclusivamente dedicado às crianças e aos jovens. E assim nasceu o PLAY – 1º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que se vai realizar entre os dias 1 e 9 de Fevereiro de 2014, no Cinema São Jorge, e conta com o apoio da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras entidades.

Teve uma apresentação em Outubro, no Jardim da Estrela, em Lisboa, intitulado “Há Cinema no Jardim”: foram 24 sessões de cinema, totalmente gratuitas, para mais de 750 crianças, em apenas 2 dias. Neste momento, e após um enorme esforço pessoal, a nível de tempo, dedicação e dinheiro que os organizadores já investiram no projecto verbas significativas. Para fecharem a programação do festival com a máxima qualidade, por forma a torná-lo de facto uma referência no género a nível internacional e para que as nossas crianças e jovens possam realmente assistir ao que de melhor se vai fazendo no cinema por esse mundo fora, precisam de contribuições.

play 2

 

E porquê “PLAY Festival”? A palavra PLAY é o termo internacionalmente utilizado para o acto de reproduzir arquivos de imagem e som, nomeadamente filmes, e é a palavra inglesa que significa genericamente brincar e mais especificamente representar, fazer-de-conta. Está portanto intimamente ligada ao Cinema e ao mundo infantil com uma conotação muito positiva. Pretende-se que o Festival PLAY seja um verdadeiro território de lazer, pedagogia e enriquecimento cultural, assentando no pressuposto do cinema como abertura para o mundo, levando os mais novos a contactar com o Outro e a experienciar novas realidades, divertindo-se e aprendendo a pensar e a ver.

Para além de uma programação muitíssimo vasta e diferenciada, com a exibição de dezenas de filmes de todo o mundo, haverá sessões de debate, estimulando a perspetiva crítica destes novos espetadores, participação de criadores incentivando o diálogo com o jovem público, workshops que permitam experimentar atividades específicas relacionadas com o cinema e uma minifeira do livro e do filme.

Durante a semana, o público-alvo será essencialmente a rede escolar do 1º e 2º ciclos do ensino básico – a qual temos vindo a contactar permanentemente, obtendo a melhor das respostas, com milhares de inscrições já garantidas – e aos fins de semana os jovens e as crianças, acompanhados pelas famílias: pais, avós, tios, irmãos, primos, etc.

Ao longo do ano, o festival estender-se-á ainda a outros pontos do país, em jardins, cineteatros, escolas e bibliotecas, através de ações pontuais, adquirindo uma vertente itinerante, que permitirá levar programação cultural de grande qualidade a regiões onde por vários motivos a mesma escasseia.

Os organizadores estão crentes que o Festival será a curto prazo uma plataforma de lançamento para o cinema infanto-juvenil português, que precisa urgentemente de apoios, palcos e público para existir.

No caso de se pretender ajudar com verbas para a realização do Festival há Recompensas” para empresas (de acordo com o donativo) e para individuais. Por exemplo, se o leitor contribuir com 10 euros  terá direito a 2 convites + 1 pin do Festival + poster A 5 de Fundador do Festival para preencher nome.

Sobre tudo isto poderá saber mais em http://playfest.pt/

Leave a Reply