Com este Encontro celebramos o 3º aniversário desta “aventura louca” e o 1º de participação de figuras públicas , e é evidente que esta data exigia um Encontro e uma FESTA especiais.
E foi o que aconteceu.
Os personagens escolhidos testemunharam as preocupações culturais e cívicas de ontem e que se têm agravado e renascido nos últimos tempos.
|
Se o ultimo escândalo internacional consistiu na denúncia por Snowden, o ex – agente da agência central de Segurança dos Estados Unidos, da inacreditável rede de espionagem que não deixa nenhum cidadão com a privacidade respeitada, era necessário recordar George Orwell o autor de “ 1984”. Esse livro escrito em 1946 era absolutamente premonitório…” o Grande OLHO está a vigiar-te”… e ele aí está através da moderna electrónica, nos PC, TM, etc. Duran Clemente, coronel na reserva que foi um dos capitães de Abril, assumiu com a distância própria – sabedora e cínica – do antigo espião Inglês que tinha sido Orwell, uma visão desencantada sobre o mundo e a natureza humana. Eva Braun, a secreta amante de Hitler que o seguiu no suicídio desesperado com o bunker cercado pelas tropas da Uniâo Soviética, encontrou em Ana Gomes, embaixadora e eurodeputada do Partido Socialista, a frivolidade ignorante e a paranóia do sonho imperial – o REICH vai durar mil anos! – que renasce hoje por toda a Europa ao som de hinos, saudações Romanas e botas cardadas. O cantautor e arquitecto Carlos Mendes recordou John Lennon, interpretando primorosamente “ Imagine”, o sonho da Paz e de um mundo repartido , encerrando o Encontro e abrindo o espaço para um dos momentos mais inesquecíveis de todos os Encontros : o público, de pé e emocionado, cantou em coro essa maravilhosa canção. Na 2ª parte tivemos música pelos elementos do Trio Odemira, saudoso grupo dos anos 50/60 e o grupo Enlace com canções Latino- Americanas de superior qualidade musical e vocal. Actores da Barraca interpretaram pequenos textos satíricos sobre o 25 de Abril e a situação actual moral e cívica. E com os aplausos quentes de mais de 200 espectadores despedimo-nos até ao próximo Encontro no dia 24 de Fevereiro com Diderot, Maria Félix e Verdi.
|

