LAGOA DE SANTO ANDRÉ – NA COSTA DO ALENTEJO – O HOMEM E A NATUREZA – por João Machado

mapa da lagoa de Santo André
Obrigado ao ICNF – Instituto de Conservação das Florestas e da Natureza

A Lagoa de Santo André fica na costa alentejana, no concelho de Santiago do Cacém. Está isolada do mar por um cordão de dunas, e a ligação ao mar tem de ser renovada anualmente por meios artificiais. Em conjunto com a vizinha Lagoa da Sancha, está integrada numa Reserva Natural de grande importância, que visa assegurar a preservação de um conjunto de ecossistemas litorais e sub-litorais.  A Lagoa de Santo André estende-se por uma área de cerca de 170 hectares, que no inverno podem chegar a 350. O comprimento vai até  5 quilómetros, e o perímetro é de cerca de 12 quilómetros. A profundidade é reduzida, não ultrapassando na maior parte da extensão 2 metros.

Obrigado à Wikipedia e a Xuaxo
Obrigado à Wikipedia e a Xuaxo

A biodiversidade na zona é muito importante.  A lagoa tem um considerável abastecimento de nutrientes e a renovação de oxigénio é regular, mas a prevenção de distrofias depende claramente da manutenção da ligação ao mar. Estão identificadas quase 300 espécies de vertebrados que frequentam a zona, na terra e na água.  Por exemplo  o pato de bico vermelho (netta rufina), em Portugal, só nidifica aqui (ver imagem abaixo). Também a vegetação inclui espécies endémicas. Todo o conjunto é afectado pela prática intensiva do turismo e dos desportos naúticos, importantes para a economia da região, mas com peso importante no equilíbrio natural, que requer ser acautelado.  O clima  pode ser classificado como sub-tropical, com invernos chuvosos. É importante a influência dos ventos do norte.

Pato de bico vermelho Obrigado à Wikipedia
Pato de bico vermelho
Obrigado à Wikipedia

A ligação da Lagoa  de Santo André ao mar é renovada todos os anos. Vejam o vídeo abaixo:

Obrigado a Paulo Chaves e ao youtube

Texto que acompanha o vídeo acima apresentado, de 15 de Março de 2012

Abertura ao mar da Lagoa de Santo André – Santiago do Cacém – Portugal em 7 de março de 2012.

A Lagoa de Santo André (Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha) foi aberta ao mar, cumprindo a tradição. A acção foi promovida pelo ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade).
A abertura ao mar promove a renovação das águas da Lagoa e a exportação de matéria orgânica e nutrientes para o mar, diminuindo os processos de assoreamento, de crescimento excessivo de plantas e algas, bem como da carência de oxigénio.
Por outro lado, a Lagoa recebe peixes e invertebrados de origem marinha, que garantem a continuidade da actividade piscatória no interior da lagoa e a utilização balnear das águas junto à margem norte, no Verão.

( Este filme foi captado com uma pequena câmara digital compacta. )

Obrigado a todos os que tornaram possível este trabalho. Peço desculpa de não os referir a todos, tantos são.

______

Ver:

http://www.publico.pt/local/noticia/lagoa-de-santo-andre-em-santiago-do-cacem-unese-ao-mar-na-sextafeira-1626261

http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/rn/rnlsas/inf-ger

http://www.avesnest.com/spc/area_view/7281/

http://terrasdeportugal.wikidot.com/santo-andre-santiago-do-cacem

http://vilanovadesantoandre.no.sapo.pt/sandre/lagoasa1.html

Leave a Reply