O 25 DE ABRIL DE 1974 VISTO PELOS CINEASTAS – AS ARMAS E O POVO – PORTUGAL 25/04/1974 – 01/05/1974

 Vamos apresentar uma série de filmes sobre a Revolução de Abril. É uma selecção feita por Clara Castilho que iremos apresentando ao longo da edição de hoje.

Este filme retrata o período entre os dias 25 de Abril de 1974 e o dia 1 de Maio de 1974. Nele podemos ver a acção militar e a movimentação de rua tendentes ao desmantelamento do “aparelho social e político do fascismo”, ao mesmo tempo em que se analisa os principais eventos nacionais, a partir do 28 de Maio de 1926.

Aqui se vê a voz do povo, o seu regozijo pela libertação dos carrascos, a efusão humana que brindou a jovem Revolução dos Cravos. Aqui se podem escutar o que se espera, o que se sente a falta, como a guerra colonial era sentida, a esperança em melhores condições de vida, a esperança de que tenha chegado o tempo de poderem ter voz.

Foi realizado e produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica. Estes realizadores logo perceberam qual o seu papel naquele momento histórico – registar o que estava a acontecer. Sem dinheiro, sem película, reciclando a que havia, a urgência era captar, captar. Depois logo que via o que fazer com as imagens.

Contou como realizadores: José Fonseca e Costa, José de Sá Caetano, Eduardo Geada, António Escudeiro, Fernando Lopes, António de Macedo, Glauber Rocha, Alberto Seixas Santos, Artur Semedo, Fernando Matos Silva, João Matos Silva, Manuel Costa e Silva, Luís Galvão Teles, António da Cunha Teles, António Pedro Vasconcelos, Ricardo Costa (cineasta) (imagens do 25 de Abril). A direcção de produção foi Henrique Espírito Santo, a fotografia de Acácio de Almeida, Elso Roque, Moedas Miguel. A rodagem decorreu entre 25 de Abril a 1 de Maio de 1974 e a música é de José Afonso e José Mário Branco. O filme estreia no Teatro Rosa Damasceno, em Santarém, em Novembro de 1977. Tudo nomes que já tinham feito prova de qualidade do seu trabalho, ou que a vieram a fazer mais tarde.

Leave a Reply