Vitor da Fonseca apresenta abordagem neuropsicopedagógica da Psicomotricidade, da Aprendizagem e da Cognição em triplo lançamento

livro&livros1

 

 

Vitor da Fonseca, reconhecido especialista em Intervenção Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade, lança esta quinta-feira, 8 de Maio, três obras em simultâneo: a novidade A Organização Práxica e a Dispraxia na Criança – Abordagem Neuropsicomotora às Dificuldades de Coordenação e as novas edições de Dificuldades de Aprendizagem – Abordagem Neuropsicopedagógica e Aprender a Aprender – O Papel da Educabilidade Cognitiva e da Neuropsicopedagogia.

 Imagem2A sessão decorre pelas 17:30 horas, no auditório do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Lisboa. Para cada obra, haverá um apresentador: Alberto Barros de Sousa, professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Góis Horácio, professor da Universidade Católica e Universidade Lusíada, e Luís Pessoa, professor da Universidade Europeia.  Em A Organização Práxica e a Dispraxia da Criança, Vitor da Fonseca avança subsídios originais para a intervenção psicomotora educativa, reeducativa e terapêutica, com base numa fundamentação neuropsicomotora.  Dificuldades de Aprendizagem (5.ª edição) apresenta uma abordagem inovadora, com novos capítulos sobre as bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem humana não verbal, verbal e quantitativa e um estudo mais aprofundado da dislexia.  Aprender a Aprender (3.ª edição) também traz novidades relativamente à edição anterior, com dois novos capítulos: um sobre o desenvolvimento cognitivo e o processo ensino-aprendizagem, e outro sobre o pensamento crítico e criativo e a metacognição. Inclui ainda uma extensa nota introdutória ao estado da arte da Neuropsicopedagogia e da Educabilidade Cognitiva.

Vitor da Fonseca foi professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e docente no seu Departamento de Educação Especial e Reabilitação. Tem um mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago). É formador internacional especializado, em Psicomotricidade, pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação e pela Associação Ibero-Americana de Psicomotricidade Infantil, em dificuldades de aprendizagem, pela International Academy for Research in Learning Disabilities, e em programas de intervenção cognitiva, nomeadamente no Programa de Enriquecimento Instrumental de R. Feuerstein, no Programa PASS de J. Das e no Programa de Desenvolvimento Cognitivo para a Pré-Escola Bright Start, de C. Haywood, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação de mediatizadores desde 1984. Desenvolve acções de formação desde 1972 com professores, psicólogos, médicos, terapeutas e reeducadores em Portugal, Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Argentina, Cuba e México.  É membro da Associação Internacional de Dislexia (The International Dyslexia Association) desde 1975, e ex-presidente e fundador da Associação Portuguesa de Dislexia. Trabalhou como terapeuta e reeducador no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian e no Consultório Médico-Psicopedagógico, de 1970 a 1975, e foi coordenador da Miniclínica da Climefire, de 1976 a 1982. Fundou o Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional (CORPE), onde exerce funções de coordenador psicoeducacional desde 1995. Tem publicados 23 livros e cerca de 220 artigos nos domínios em que é especialista, em Portugal e no estrangeiro.

 

Leave a Reply