Nesta sessão vamos falar sobre Louis Aragon, a partir do livro Le Crève-Cœur, com Saguenail.
«Mas, dentre todos, a figura que sobressai sem favor e a quem todos os outros dão com prazer o lugar de primeira linha é a de Louis Aragon. A poesia deste homem, que há muitos anos gritava aos poetas a necessidade de a poesia mergulhar amplamente as suas raízes no homem comum, ergue-se a uma altura imprevista e dar-se-á dela o mais fiel perfil, se pensarmos um momento que o seu canto heroicamente se confunde com a própria França.»
Mário Dionísio, «Uma vitória da poesia de circunstância» (1945)
|
A Hélastre mostra escritos e filmes de Saguenail:
– Quitte ou double, um livro em parceria com Pierre Pratt
– Bonne fois mauvaise foi, um livro em parceria com Alberto Péssimo
– La royure, um filme em parceria com Carlos Guedes
– Luz, um filme à sombra de outro filme
|
Oficina de banda desenhada com José Smith Vargas.
Fazer banda desenhada em quadradinhos, ou até mesmo triângulos ou círculos. Em que as palavras e os desenhos contam histórias em conjunto.
Máximo de participantes: 10
A partir dos 10 anos
|
18h30 – Continuação da leitura comentada, com projecção de imagens, de extractos de Pintura e sociedade de Pierre Francastel. Quem lê é Manuela Torres.
21h30 – Cinema com Censura (1999, 75 min.) de Manuel Mozos, precedido de Liberdade para José Diogo (1975, 66 min.) de Luis Galvão Teles.
Quem apresenta os filmes são os realizadores.
|
HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h):
-
EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – PINTURA A PARTIR DE 1974»
Exposição, até ao dia 22 de Setembro, de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor abstracto, entre 1974 e 1993.
-
EXPOSIÇÃO «O 25 DE ABRIL AO AR LIVRE»
São 20 painéis em tela com textos e imagens sobre o que mudou com o 25 de Abril a partir de um texto de João Martins Pereira: «… esses dois anos terão sido para muitos (para eles-próprios, mas sobretudo para uns milhões de trabalhadores da cidade e do campo, de “deserdados”, de explorados, de moradores de bairros de lata, de velhos e novos, homens e mulheres) os dois únicos anos da sua vida — até ver — em que agiram, comunicaram, participaram, decidiram, enfim intensamente viveram. Estariam eles materialmente melhor se não tem havido esses excessos e desvarios? Tudo leva a crer que não.»
Em exposição em frente à Casa da Achada até ao dia 10 de Maio.
-
BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…
A Mediateca da Achada está em fase de catalogação. Para já, começam por estar disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
E agora vamos ter pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.
-
LIVROS LIVRES
No terreno em frente à Casa da Achada, desde que não chova, é só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar, e era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.
E, para além de livros que se podem levar e trocar, há uma pequena feira do livro todos os sábados, se o clima permitir.
EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:
-
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.
QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?
-
GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h e nas quintas-feiras às 14h30. É só aparecer e participar.
QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:
|
|