A ARGONAUTA BRASILEIRA RACHEL GUTIÉRREZ EM PORTUGAL

A argonauta e escritora brasileira Rachel Gutiérrez estará em Portugal nos próximos dias – no dia 23 DE MAIO, pelas 18:30, na SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES, em Lisboa,  irá proferir uma  palestra que  versará sobre contos de três grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

 Machado de Assis,  embora distante no tempo de Rosa e Lispector, é o autor de O Espelho, conto que Guimarães Rosa parafraseou com o mesmo título   no seu  livro inaugural PRIMEIRAS ESTÓRIAS. Trata-se, pois,  de um estudo comparativo sobre duas narrativas, em que se procura dar especial atenção à visão de mundo, ao contexto filosófico que sustenta a criatividade  de cada um desses autores.  No conto Amor , do livro LAÇOS DE FAMÍLIA, de Clarice Lispector, podemos ver que o drama da linguagem se expressa em toda a pujança da escrita clariceana, com  sua irrepetível originalidade,  além de certas afinidades com “a náusea” sartreana que esse conto sugere.

 Rachel Gutiérrez – tradutora, poetisa, dramaturga e pianista com formação clássica, estudou na Áustria em França e na Alemanha. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, obteve o grau de Mestre no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O seu projecto de dissertação doutoral, que  versava sobre a estética da poesia na obra de Lou Andreas Salomé, veio a constituir o tema de uma das suas peças teatrais. Em 1994 criou com Ester Schwartz, a Associação dos Leitores e Amigos de Clarice Lispector.Entre suas obras publicadas, destacamos Cantares, Narcisismo e Poesia, Comigos de mim, O Feminismo é um Humanismo, Lou Andreas-Salomé/Palavra de Mulher/Solo para Computador, todos publicados na Booklink do Rio de Janeiro. Traduziu para português, entre  outras, obras de  David Hume, Hélène Cixous e Antonio Tabucchi.

Leave a Reply