FESTIVAL DE MUSICA DE SETÚBAL – 29 MAIO a 1 JUNHO

“O programa para o quarto Festival de Música de Setúbal, evento de caráter anual, reflete, uma vez mais, a enorme diversidade e criatividade das nossas comunidades locais, assim como as influências internacionais na vida cultural deste lugar excecional. Nesta edição, o tema do festival é o “Mar”, recurso que moldou e sustentou a existência de Setúbal ao longo da história e que continua a definir a personalidade desta cidade.

58928e61fa72c293c5e9952bbbb244eb

Desde o início, as crianças e os jovens são parte da essência do Festival de Música de Setúbal e desempenham um papel fundamental no desenho da programação: criando músicas, formando grupos, colaborando uns com os outros e trabalhando ao lado de artistas visitantes de classe mundial. O evento tem a duração de quatro dias, mas o trabalho musical com a comunidade desenvolve-se durante todo o ano. Setúbal é inundada pela promessa musical e pelo talento criativo. Os jovens artistas criam ondas por toda a cidade enquanto desfilam as suas percussões, cantam as suas canções e tocam os seus instrumentos, em espaços fechados ou ao ar livre.

Tal como a fantástica variedade de vida que existe nos mares que nos rodeiam, a música revela-se de muitas formas e a programação do Festival é reflexo disso, com algo para todos os gostos, para todos os públicos. Depois do sucesso da participação na edição anterior, a londrina Grand Union Orchestraregressa para abrir o festival com um novo espetáculo que liga a cultura portuguesa a diferentes culturas mundiais, através da linguagem comum que é a música.

Recebemos também as belíssimas vozes do Grupo Vocal Olisipo, de Lisboa, num concerto encantador, inspirado em textos antigos e na música de Ave Maris Stella (Salve, Estrela do Mar). O Museu do Trabalho Michel Giacometti, outrora uma fábrica de conserva de peixe, acolhe uma instalação de música e vídeo, especialmente encomendada ao artista Fernando Mota. O concerto de encerramento desta edição apresenta a Orquestra de Câmara Portuguesa, acompanhada de uma das jovens estrelas em ascensão da ópera, a soprano Susana Gaspar, num programa de reportório clássico e romântico, conduzido por Pedro Carneiro, que reflete os movimentos e as emoções do mar.”

O programa pode ser consultado em: http://www.festivalmusicadesetubal.com.pt/setubal.html

 

http://www.festivalmusicadesetubal.com.pt/programa.html

 

 


Leave a Reply