EM DIA DE JOGO DE FUTEBOL FAZ SENTIDO FALAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL? por clara castilho

9349741_b7nUl

Estava longe de vir falar sobre isto…. Mas soube que Cristiano Ronaldo apoiava as crianças sírias, vítimas da severa guerra que tantas matou, tantas deixou órfãs e tantas obrigou a ficarem na situação de refugiadas. E daqui a uma hora é o jogo em que entra a selecção de Portugal no Mundial de Futebol.

 10353038_10152537216812164_5611685145840948516_n

Sou daquelas pessoas que é do género “não tenho clube, não gosto, não quero saber de futebol…”. Só falo sobre isto quando estou com alguma criança para quem a conversa sobre futebol pode servir para chegar a assuntos que me interessam, por serem importantes para ela. E ficam tão espantadas e tristes se lhes disser isto, que minto e lhes digo que sou de um qualquer clube da 3ª divisão…

Mas o facto é que as figuras “públicas”, no sentido de serem conhecidas por grande parte da população, pelos mais diversos motivos, podem ser um exemplo para outros. Por um lado positivos ou por um lado negativo. Ou melhor, não as pessoas em si, mas algumas atitudes ou acções que tomam.

A Save the Children, que Cristiano Ronaldo tem apoiado, é uma associação já com dezenas de anos, sediada nos EUA, mas que intervém em todo o mundo, especialmente na área da saúde, da educação e da protecção em caso de guerra.

No caso concreto da Síria, desde o começo do conflito, mais de 5 milhões de crianças necessitam de assistência, incluindo mais de um milhão que se encontram refugiadas nos países em redor. Considera-se que estas crianças estão em risco de se tornarem a “geração perdida”. Tal facto não pode ser ignorado. E cabe a todos nós contribuir no que pudermos e soubermos. Ronaldo, está, para além da ajuda concreta, em forma monetária e de presença física junto das crianças, a dar um exemplo a todos os meninos que dele são fãs.

 

 

Leave a Reply