CICLO DE CONVERSAS SOBRE TEATRO NA AMÉRICA LATINA ENCERRA DIA 1 DE JULHO – Às 19 horas, no TEATRO NACIONAL D. MARIA II.

logo-topo

A Casa da América Latina informa-nos que Juan Radrigán, um dos mais destacados dramaturgos chilenos, estará em Portugal para o encerramento do Ciclo de Conversas sobre Teatro na América Latina, no dia 1 de Julho, às 19 horas, no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, com entrada livre.

 Juan-Radrigán

A sessão terá início com a leitura de um excerto da  obra Factos Consumados numa tradução de Alberto Piris Guerra (responsável pelo Departamento de Tradução do Instituto Espanhol de Línguas). A peça venceu o prémio de melhor obra do ano pelo Círculo de Críticos de Arte no Chile, bem como o Prémio Municipal de Literatura na área de Teatro (1981). Retrata a opressão do poder sobre os mais fracos durante o governo militar do Chile. A leitura está a cargo dos actores da companhia residente do Teatro Nacional D. Maria II. Segue-se uma conversa com o dramaturgo, moderada pela actriz e encenadora Natália Luiza.

Vencedor do Prémio Nacional de Artes da Representação e Audiovisuais em 2011, Juan Radrigán é um impulsionador do teatro popular chileno. Está ligado ao teatro desde 1979, ano em que apresentou a sua primeira obra, Testemonios de las Muertes de SabinaHechos Consumados(1981), El toro por las astas (1982), Made in Chile (1984), El Pueblo de mal amor (1986), La contienda humana (1988) e El encuentramiento (1996), são algumas das suas obras mais relevantes.

Os seus textos falam essencialmente da marginalidade social no contexto político, económico e cultural da ditadura chilena. Radrigán distingue-se por ter sido o primeiro a introduzir marginalizados e indigentes como personagens principais das suas obras.

O Ciclo de Conversas sobre Teatro na América Latina é uma iniciativa da Casa da América Latina em colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

 

 

Leave a Reply