Depois de ter começado em Cascais, há um ano, e de ter já estado em várias cidades do país, chegou a vez de Sines. Trata-se de uma retrospectiva da obra artística de Maria Keil (1914-2012), com cerca de 300 obras, desde pintura, azulejo, tapeçaria e design e chama-se «de propósito – Maria Keil, obra artística».
Os seus comissários Alexandre Tojal e Rui Manuel Almeida fizeram um recenseamento exaustivo da obra da artista, correspondendo a oito décadas. Apresentam-nos, um percurso multifacetado, para muitos ignorado, mostrando a ilustração, o azulejo, o design gráfico, a pintura, o desenho, o mobiliário, a tapeçaria, a cenografia e os figurinos. Um leque abrangente se compararmos com outras exposições já anteriormente realizadas e que tinha mostrado uma ou outra faceta da sua obra.
De acordo com o museu, o título da exposição resulta de uma expressão utilizada por Maria Keil, por ocasião do 80.º aniversário: “Faço 80 anos, sim e é de propósito”.
Sines foi a terra natal da artista e agora a pode contemplar, com inauguração no Centro de Artes de Sines dia 11, às 21,30 e no Cultural Emmerico Nunes às 22 h.