AO AR LIVRE 2014 – JARDIM DO BAIRRO DAS ESTACAS – CRIANÇAS E JOVENS – 19 JULHO 2014 15H ÀS 22H

 

http://www.teatromariamatos.pt/pt/prog/criancas-e-jovens/2013-2014/aoarlivre

Bairro das Estacas - Ao Ar Livre

AO AR LIVRE 2014

JARDIM DO BAIRRO DAS ESTACAS

CRIANÇAS E JOVENS

19 JULHO 2014 15H ÀS 22H

O fim da temporada de programação e o princípio do verão é sempre tempo de festa. Marcamos desde cedo na agenda que neste dia a programação sai fora de portas ocupando a Rua Bulhão Pato e o jardim do Bairro das Estacas. Apresentamos espetáculos em tamanho grande e em tamanho mais pequeno para pessoas de meio metro e de metro e meio ou mais ainda. Artistas, vizinhos e amigos estão convocados para dar corpo e forma à festa que é para todos.

15h às 19h* OFICINAS

Coca-bichinhos
Grilos faladores, cigarras, formigas e sapos tenores povoam o imaginário das histórias do Era uma Vez… Vamos descobrir o que vive no Jardim das Estacas: lesmas e marias-café, minhocas e escaravelhos, joaninhas e aranhiços, todos serão convidados nesta grande aventura animalesca.
orientação: Mundo Científico

Cores em movimento
Vamos pintar com tintas das várias cores que pintam o mundo, mas sem usar pincéis, cavaletes, telas ou outras técnicas de pintura clássica.
orientação: Beliza Sousa

Era uma vez o Jardim das Brincadeiras
Como fazer plástico natural, plasticina caseira e pega-monstros? Estes são os desafios desta oficina. Os ingredientes podem encontrar-se nas nossas cozinhas, mas o segredo está na mistura das quantidades exatas de cada um.
orientação: Mundo Científico

Multiplicador de espécies
Criámos um objeto mágico que, com a ajuda das crianças e inspirado por elas, recria espécies em via de extinção e inventa novas. Tudo isto só é possível com a ajuda de cartões, papéis, cola, folhas, ervas secas, grãos de milho e outros achados que servem para construir e colar.
orientação: Leonor Pego

Cozinha molecular
A cozinha pode ser um balão de experiências onde a química se mistura, reage e recombina com a biologia. Entre algas, bactérias e fungos, só falta mesmo ganhar apetite para experimentar um caviar de groselha ou um “cacaumuffin” molecular.
orientação: Mundo Científico

Isto não é uma caixa
Parece uma caixa, mas não é. Poderá ser um carro, um prédio, um móvel… Sabes que mais? Uma caixa pode ser qualquer coisa e cabe-te a ti decidir no que transformar esta.
orientação: Rita Raposo

Química caseira
Esta oficina propõe a exploração do fascinante mundo dos aromas. Depois de aprendermos a extrair aromas de cascas de frutos e folhas, há que apurar a criatividade na confeção de sabonetes ou sais de banho originais.
orientação: Mundo Científico

Correspondência pop up
Em vez de pegar numa caneta, escolhe antes uma tesoura para escrever um postal. Para quem é este postal e para onde vai?
orientação: Susana Casanova

Experiment’AR
Vamos dar asas à imaginação e mãos à Ciência para construirmos objetos voadores tão curiosos quanto surpreendentes: aviões pipeta e super foguetões. Entre pressões do ar e leis do movimento, só falta mesmo convidar o Sr. Newton para este festival aéreo especial: um dois três e lá vai a voar!
orientação: Mundo Científico

15h15, 16h15 e 17h15 * OFICINA
Jardim Instalação — com ideias e palavras irrequietas

No Jardim Instalação, uma cadeira, uma árvore e uma gaveta transformam-se num grande mural de pequenas histórias coletivas. Uma oficina de criação de narrativas a várias mãos, construídas e desenhadas com muita inspiração, objetos inusitados e palavras irrequietas.
conceção e orientação: Rita Cortez Pinto e Carla Rebelo
em parceria com o Descobrir — Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e a Ciência ●  duração: 45 min

LEITURAS ENCENADAS
HISTÓRIAS FORA DO SEU LUGAR

15h30 e 18h
histórias mergulhadas
Ana Lúcia Palminha
Chove, chove sem parar. O lago fica cheio, de fora apenas a copa de uma árvore. O lago é escuro e eu tenho receio das histórias que estão no fundo. São histórias do início do mundo em que a terra que emergia dos oceanos era uma enorme carapaça de tartaruga. Quem conta os segredos das águas é uma mulher que vive na copa da árvore meio submersa. Ela comunica com a água e traz as suas histórias para contar.

16h e 18h30
histórias enterradas
Cláudia Andrade

A avó da bisavó da minha tetravó contava que no início de tudo era a terra. Que as histórias ainda não estavam nos livros e circulavam livres. Era impossível apanhá-las ou conhecer exatamente de que eram feitas. A Terra sabe muitas histórias e, para as ouvirmos, temos de nos aproximar dela, juntar os nossos troncos às suas raízes e deixarmo-nos embalar.

16h30 e 19h
histórias penduradas
Suzana Branco

Quando quero saber o que se passa no mundo, agarro-me a uma árvore e oiço as histórias que ela tem para me contar. Penduro-me nela e ganho uma nova perspetiva. Descubro formas nos seus troncos que me lembram as minhas próprias cicatrizes. Todos têm de olhar para cima para ver a mulher que está na árvore. Podem deitar-se para ver melhor e fechar os olhos para ouvir melhor.

17h * TEATRO
RADAR 360º
Projeto Secreto — episódio 1

Uma casa com painel de controlo, uma porta de entrar com um telhado para imaginar e uma cadeira para verificar as direções. Nela habitam duas personagens e ora tropeçam numa porta que se abre para outro lado, ora explode um fusível no motor avariado e faz um galo na cabeça que canta desafinado. Aqui não se dorme. É um ciclo sucessivo de explorações e viagens. E tudo gira…

duração: 50 min ● a classificar pela CCE

desenho da cenografia: A2G Arquitectura – Ângela Frias e Gonçalo Dias adereços e plasticidade da cenografia: Emanuel Santos construção: Emanuel Santos e Nuno Guedes apoio à construção: Luís Figueiredo, Miguel Santos e José Rodrigues figurinos: Julieta Rodrigues sonoplastia: Nuno Aroso desenho de luz: Wilma Moutinho interpretação: António Oliveira e Julieta Rodrigues dramaturgia e direção de atores: John Mowat apoio ao movimento e à dramaturgia: Inês Lua apoios à criação: Fábrica da rua da Alegria e Circolando coprodução: RADAR 360º e CCB/Fábrica das Artes uma encomenda CCB/Fábrica das Artes

Bairro das Estacas - I

19h
PIZZA NO BAIRRO

Traga um ingrediente, receba um crachá e partilhe as nossas pizzas

Como habitualmente, procuramos reavivar a ideia de cozinha comunitária, convidando o bairro a encerrar a temporada connosco numa festa ao lado do Teatro. Nesta cozinha improvisada, uma equipa de chefs vai preparar pizzas para todos os gostos. Para garantir a presença, pedimos a todos que contribuam com o seu ingrediente favorito. No final do dia, todos partilharemos as pizzas, a rua será a nossa mesa e o bairro a nossa casa.

20h às 22h * DJ SET
MARTINHA E PEDRO AUGUSTO

Ele e ela gostam de fazer show. Ele põe música e ela adora espalhar brasas. São uma dupla de artistas. Ela é performer e também gosta de cantar, ele é músico e gosta de fazer paredes de colunas e instalações sonoras. Convidámo-los para um desfio especial: rifas, canções e outras improvisações para um início de noite que não vai querer acabar.

Entrada livre

Um projeto Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europa

so_logos

 

Maria José Gaivão de Tavares

Coleção de Mobiliário

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Largo da Ajuda 1349-021 Lisboa

T. 213 637 095 213 620 264

www.palacioajuda.pt

Siga-nos no facebook

Leave a Reply