BRASIL – CENTRO CYRO MARTINS HOMENAGEIA DAVID ZIMERMAN – por Clara Castilho

 

O CENTRO DE ESTUDOS DE LITERATURA E PSICANÁLISE CYRO MARTINS é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1997 por Maria Helena Martins, filha de Cyro Martins. Todas as realizações do Centro são registradas no site http://www.celpcyro.org.br, que integra textos ficcionais  e ensaios  de Cyro Martins e material científico e de crítica literária relacionado com sua obra, bem como textos sobre manifestações em diferentes  linguagens, fronteiras culturas e de linguagens, eventos, projetos, destacando-se a Revista Eletrônica CELPCYRO.

 zimerman

No decorrer do II Simpósio Brasileiro  sobre Comorbidades psiquiátricas, que ocorreu em Junho de 2012, em Porto Alegre, homenageou o Doutor David Epelbaum Zimerman (1917-1998) com o Diploma de Mérito Cyro Martins – Reconhecimento da Ciência e Cultura.

Iremos transcrever algumas notas tiradas da alocução do  Dr. Luiz Carlos Illafont Coronel.

  “ A obra completa de D. E. Z. cobre, praticamente, os grandes campos da teoria, da técnica e da Clínica Psicanalítica. Irrigando de modo generoso e fecundo a chamada Psiquiatria Dinâmica, as Psicoterapias, os Tratamentos Integrados, as Grupoterapias, a Aplicação das Técnicas Grupais no ensino, na formação Humanista do Médico, no Trabalho em Instituições e Comunidades.

 Outra característica marcante de seu trabalho, além da extensão antes mencionada, é a autoria “solo”, evidentemente, da maior parte de seus livros, pois existem aqueles aos quais emprestou seu nome e capacidade para ser um dos organizadores ou ser co-autor.

Em vários de seus livros insiste que este fato não significa a inexistência de autores outros capazes, e, até muito capazes para desenvolver tal ou qual tema, mas, simples e definitivamente, a busca quase obsessiva da coerência conceitual, da honestidade intelectual e da boa ética de suas convicções – Max Weber – em respeito ao Outro, seja leitor, aluno, paciente, ou simplesmente amigo.

 A consideração e respeito ao Outro tinge, indelevelmente, seu discurso e seus desenvolvimentos teóricos, técnicos e clínicos.

 Assim   “procura traduzir em linguagem simples e acessível a complexidade do significado dos termos e conceitos psicanalíticos evitando a linguagem, incompreensível para grande parte dos leitores da língua portuguesa.”.

O trabalho de David Zimerman está alicerçado no mérito da divulgação da psicanálise, através de seus livros, artigos publicados, conferências, participação ativa em congressos, atividade didática e da prática clínica. Sempre procurou transmitir os conhecimentos psicanalíticos de forma a desmistificar a psicanálise, apresentando-a como uma ciência que trata da alma humana e não como um conjunto de seitas, em busca de adeptos.”.

[…]“A nosso juízo D E Z produz uma mudança sem alardes nem “espetacularização” quando desloca de modo sutil e profundo alguns dos Paradigmas – científicos e outros – nos quais estávamos todos imersos e por assim dizer, muitas vezes, “engessados”, ou como prefiro, “manietados”.

 […] D E Z desenvolve largamente, e, enfaticamente, a idéia de que a importância teórica e clínica para compreender os meandros da alma humana está “… no todo que resulta da forma de combinação e dos arranjos das diversas partes constituintes da totalidade, cada uma delas desempenhando algum tipo de função”.[…]

E conclui:

 “Não me ocorre outro pensamento que não seja aquele do Bertold Brecht: “Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam por um ano e são melhores. Há os que lutam por muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda vida e estes são imprescindíveis.”. És imprescindível David por isto não tenhas dúvida a que se destina esta salva de palmas: é para ti”.

Leave a Reply