CABO VERDE – JUVENTUDE PORTUGUESA AJUDA ASSOCIAÇÕES ACRIDES E BLACK PANTHERS – por Clara Castilho

caboverde1

Pela ACRIDES fiquei a saber que iriam receber voluntários, vindos de Portugal, durante o mês de Agosto. Fui ver quem são.

Pertencem ao Grupo de Acção Social do Tagus, uma associação juvenil sem fins lucrativos cuja visão é alertar e incentivar a juventude para a descoberta e promoção da dignidade humana através da realização de actividades de voluntariado em Portugal e África. Desenvolvem no terreno projectos na área da educação e cooperação para o desenvolvimento. Iniciaram as suas actividades em 2008, fundado em parceria com o LAGE2 no IST Taguspark, e já enviaram seis equipas para missões de voluntariado em África durante o mês de Agosto de 2009 e 2010,  em Angola, Cabo Verde e São Tomé.

voluntariado em cabo verde

No restante período do ano, os voluntários recebem uma formação intensa e realizam voluntariado em diferentes instituições em Portugal. O GASTagus colabora com entidades locais nos países onde actua em projectos de curta duração. Este parceiros asseguram o alojamento e as condições necessárias para o envio de equipas de voluntários.

O GASTagus  actua em Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe em conjunto com:

  • Associação ACRIDES na Cidade da Praia, Cabo Verde

  • Associação Juvenil Black Panthers na Cidade da Praia, Cabo Verde

  • Pároquia de Santo Estêvão em Benguela, Angola

  • Paróquia da Trindade em Trindade, São Tomé e Príncipe

No facebook do grupo dizem recentemente: “E agora que estamos cada vez mais próximos da nossa viagem, está na altura de agradecer a generosidade de todos os nossos patrocinadores, empresas e amigos que acreditaram neste projecto, que acreditaram neste sonho de fazer um voluntariado internacional em Cabo Verde!

Só nestes últimos meses conseguimos reunir: 500 kg de material escolar que já enviámos,

cerca de 300 kg de material clínico diverso, desde amostras de pastas e escovas de dentes,diverso material de primeiros socorros, gel desinfectante, panfletos informativos, luvas cirúrgicas, algodão, entre muitos outros!

Contámos ainda com a generosidade de escolas e particulares que nos cederam livros, material escolar e brinquedos, e ainda com o apoio do nosso núcleo a quem damos uma palavra especial de agradecimento já que sem ele nada disto seria possível.

Assim: MUITO, MAS MUITO OBRIGADO : NEM, Clínica Dentária Delille, Clínica Particular de Coimbra, Grupo Amorim, ARS centro, Viarco, Escola Secundária de Serafim Leite, Carlos Sousa Industrias, Lda; Farmácia Aliança, Agrupamento de escolas Martim de Freitas. AINDA: a todas as nossas famílias que foram incansáveis na nossa demanda por apoios, a carregar os nossos caixotes, a ouvir as nossas dúvidas e a pagar as nossas viagens e deslocações. ESTAMOS QUASE PRONTOS“.

 

Leave a Reply