ANDANÇAS – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS POPULARES – 4 a 10 de AGOSTO, em CASTELO DE VIDE

 

SLIDES_Passatempo%20Andanas2014SLIDEgk-is-94

O Andanças espera receber 30 mil visitantes. É um festival que já vem desde 1996 e promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, etc. Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência.

 A sua organização é da Pédexumbo – Associação para a Promoção de Música e Dança,

que trabalha desde 1998 a promoção da música e dança tradicional, não apenas de Portugal, mas também de outras origens. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação e divulgação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criações artísticas, investigação e através do ensino formal e informal destinado a todas as idades. A PédeXumbo também organiza festivais em todo o país e programa regularmente no seu próprio espaço, em Évora, oficinas, concertos e bailes para vários públicos.

 Informações em:

http://www.andancas.net/2014/pt/

http://www.andancas.net/2014/pt/prog/0/

 

Leave a Reply