PROJECTO “INSTALA-TE” FOI EM AVEIRO por clara castilho

9349741_b7nUl

Já passou. E passou-me ao lado. Felizmente alguém conhecido me chamou a atenção com o trabalho que lá efectuou. Estou a falar do  Festival Avanca e do designer Francisco Lança.

Foi em Aveiro, e construiu-se o  projecto “INSTALA-TE”, que espalhou cinema por estabelecimentos comerciais e pela Praça Joaquim Melo Freitas do centro da cidade de Aveiro.

Foram  17 artistas plásticos e 17 locais da cidade, num circuito visitável de arte e cinema.

instala_te_em_aveiro

Dos filmes em exibição, destacam-se 22 filmes portugueses, nomeadamente “O Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, “A Luz da Terra Antiga” de Luís Oliveira Santos”, “A ria, a água, o homem…” de Manuel Matos Barbosa, “1999” de Francisco Lança, “Lágrimas de um palhaço” de Cláudio Sá, “Prescrição” de Marco Miranda, “A parideira” de José Miguel Moreira, “Carrotrope” de Paulo D’Alva, “A Nau Catrineta” de Artur Correia, “Desta água” de Luís Diogo, entre outros.

Ocupando locais improváveis, esta mostra de cinema pretende criar pontes entre artes, artistas e público.

Foi antes do próprio Festival Avanca 2014 que teve a sua 18ª edição competitiva entre 23 e 27 de Julho. Participaram uma selecção competitiva de filmes chegados dos cinco continentes.

Francisco Lança vive com a família na zona de Mafra, aproveita o ar do campo e o convívio com a comunidade. E, através da Internet, vai trabalhando em vários projectos. Pegar em crianças e pô-las a trabalhar na área do cinema é para ele um gosto e um desafio. Os métodos são vários, os materiais também e o resultado é este.

 

Leave a Reply