UMA NOTA INTRODUTÓRIA DE JÚLIO MARQUES MOTA AO TEXTO “ONTEM, NÃO FOI UM DIA BOM PARA A ARGENTINA”, de MATT LEVINE

Temaseconomia1

Nota introdutória ao texto Ontem, não foi um dia bom para a Argentina de Matt Levine

 Argentina_-_Location_Map_(2013)_-_ARG_-_UNOCHA_svg

Os abutres campeiam em Portugal, diz-nos o jornal Público de hoje.

Na Comissão de Valores Mobiliários obtemos para o caso da PT, veja-se quem está por detrás das vendas a descoberto  da PT, ou seja, quem está a especular contra esta empresa:

comunicações vivas iguais ou superiores a 0.50%

Titular da Posição

% sobre o capital

Data de comunicação

Data da posição

Comunicações anteriores

Elliott Capital Advisors L.P *

2.03

18/07/2014

17/07/2014

Ver

Falcon Edge Capital, LP

1.13

29/07/2014

28/07/2014

Ver

Jericho Capital Asset Management LP

1.31

09/07/2014

09/07/2014

Ver

LOGOS INTERNATIONAL SICAV-FIS *

0.62

29/07/2014

28/07/2014

Ver

Histórico de comunicações

 

Ora, temos uma gestão do BES feita por peritos altamente conceituados, mesmo que de economia não saibam nada, como me parece ser o caso de Vítor Bento, e esta é a minha opinião, sendo porém certo que  uma coisa sabe muito bem fazer, tocar a música que lhe mandam tocar. E desta forma  se sobe na vida. Se assim não é apresentem-me  uma análise escorreita da crise feita por ele, e eu retiro imediatamente tudo o que disse. São altos experts ninguém põe  isso em dúvida, e eu muito menos. Mas estou a ver em nome de interesses políticos ou outros  menos políticos que se venha a ceder no quadro legislativo português, por exemplo, em nome do pequeno accionista que comprou papel do BES ou do grupo Espírito Santo e que a seguir venham os abutres, da mesma forma que na Argentina exigir o pagamento integral por aquilo que poderão ter comprado a preço de super-saldo, e isto ao abrigo  da mesma regra, a pari passu, ou outra. Se a minha hipótese está certa, então, em nome dos pobres teremos que pagar então muito mais aos ricos! Há muito dinheiro em jogo, há uma crise que por incompetência de muita gente parece não ter fim e por fim, há o facto de que os abutres têm  todo o dinheiro de que precisam para comprar juridicamente o “tempo” e deixar que a crise faça o resto. E todos nós iremos, depois,  pagar para os Paul Singer deste mundo e , se calhar, também do outro.

Sobre quem são os Paul Singer sugiro a leitura de Uma lição de economia sobre o capitalismo moderno, publicado em A Viagem dos Argonautas. Sobre o imbróglio jurídico da Argentina criado pelos tribunais americanos, veja-se então o texto que se segue, traduzido em férias e portanto passível de mais “erros “ que o normal. Mas leiam mesmo assim.  

Faro, 18 de Agosto de 2014

Júlio Marques Mota

________

Nota de A Viagem dos Argonautas

Amanhã, à mesma hora, começaremos a publicar o texto de Matt Levine  Ontem, não foi um dia bom para a Argentina.

Entretanto podem ler o texto Uma lição de economia sobre o capitalismo moderno, de Júlio Marques Mota, publicado em A Viagem dos Argonautas em 7, 8 e 9 de Julho de 2014, nos links:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/07/07/licao-sobre-o-capitalismo-moderno-por-julio-marques-mota/

http://aviagemdosargonautas.net/2014/07/08/licao-sobre-o-capitalismo-moderno-por-julio-marques-mota-2/

http://aviagemdosargonautas.net/2014/07/09/licao-sobre-o-capitalismo-moderno-por-julio-marques-mota-3/

1 Comment

Leave a Reply