A PRIMEIRA “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS” NO CINEMA por clara Castilho

9349741_b7nUl

Tanto há a dizer sobre o livro de Lewis Carroll, escrito em 1865, Alice no País das Maravilhas, obra clássica da literatura infantil ocidental. Nela, uma menina, durante um sonho, explora um fantástico mundo onde vivem criaturas excêntricas. Ainda hoje exerce um enorme fascínio exercido sobre leitores de todas as idades ao longo de quase 150 anos! Talvez por ir fundo no nosso inconsciente e falar de coisas que, abertamente, se não ousa.

 alice-no-pac3ads-das-maravilhas

Desde 1903, várias versões cinematográficas foram feitas, ao abrigo da imaginação de vários realizadores (desde Walt Disney a Tim Burton).

 A primeira foi realizada por Cecil Hepworth e Percy Stow, baseada nas ilustrações de Sir John Tenniel, ilustrador inglês do século XIX,  que tinha feito os primeiros desenhos da obra. Foi recentemente  restaurada pela BFI National Archive.  Foi feito 37 anos depois da criação da história e apenas 8 anos após o “nascimento” do cinema!

Reparem nos “efeitos” que conseguiram produzir, com a técnica possível na época e com uma história tão complicada de representar.

Leave a Reply