DANÇA NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN, DIAS 5 E 6, COM A PRESENÇA DO BRASIL, NA PESSOA DE MARCELA LEVI

O programa de Cultura Contemporânea, Futuro Próximo, dedicado à investigação e criação na Europa, em África, na América Latina e Caraíbas, tem levado a cabo diversas iniciativas, muitas delas nos últimos meses.

Já delas falámos, mas iremos continuar a anunciar mais algumas iniciativas.

 o_obrigatorio_0

 Hoje, Anunciamos o espectáculo de dança IN-ORGANIC, com concepção, coreografia e interpretação da brasileira Marcela Levi. Será no dia 5 de Setembro às 19:00 e no dia 6 Set às 19:00 Palco do Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.

Marcela Levi vem, desde 2002, elaborando uma linguagem que desenvolve tensões entre a hierarquia corpo e objeto, incidindo sobre diversas dicotomias (dentro-fora, corpo-mente, ativo-passivo, afirmação-negação) que muitas vezes balizam a nossa perceção.

In-organic foi contemplado com o Prémio Klaus Vianna, do Programa Rumos Dança Itaú Cultural, incluído pela organização inglesa Artsadmin no “The top 40 illustrated guide to 2008” e foi considerado um dos dez melhores trabalhos em dança de 2007 na lista do Jornal do Brasil.

Contou coma colaboração de Ana Carolina Rodrigues, de Flavia Meireles e Lucía Russo (dramatúrgica e assistência de direção), José Geraldo Furtado (desenho de luz), Claudia Garcia (fotografia), Bruno Rezende (música) e de Joelson Gusson (consultoria de objetos). A realização é das Improvável Produções.

Teve o apoio do Governo do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura.

Marcela Levi (1973, Rio de Janeiro) é performer e coreógrafa. Em 2010, entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, fundou, com a coreógrafa argentina Lucía Russo, a Improvável Produções. Nos últimos quinze anos, Marcela Levi vem desenvolvendo projetos que dissolvem as fronteiras entre a dança e as artes plásticas, construindo uma linguagem que perturba a hierarquia entre corpo e objeto: o corpo se torna objeto e objetos se tornam corpo. Através de seu trabalho, Levi cria uma zona de ambiguidades e deslocamentos. Formada pela Escola de Dança Angel Vianna (Rio de Janeiro), Levi foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França), no Programa Artistas en Residencia – Casa Encendida / Aula de Danza (Espanha), no Espaço Cultural Azala, (Espanha), no Laboratório de Criatividade Urbana ON.OFF, Guimarães 2012 – Capital Européia da Cultura (Portugal), artista convidada no programa Rio Art Occupation London, na London Cultural Olympiad, promovido pela SEC RJ (Londres) e recebeu a bolsa Batiscafo (Cuba).

 

Leave a Reply