DIAS 12, 13 e 14, NO TEATRO DO BAIRRO, A PEÇA “LA REUNIÓN”

O programa de Cultura Contemporânea, Futuro Próximo, dedicado à investigação e criação na Europa, em África, na América Latina e Caraíbas, tem levado a cabo diversas iniciativas, muitas delas nos últimos meses.

Já delas falámos, mas iremos continuar a anunciar mais algumas iniciativas.

Nos dias 12 Setembro, às 21:30 e 13 e 14 às 19:00, no Teatro do Bairro, e no 17 Setembro às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, passará a peça La Reunión, com encenação e dramaturgia de Trinidad González.

Relata uma época em que os Reis Católicos decretam a prisão de Cristóvão Colombo, por considerarem que abusou do poder nas Índias. Este, em resposta, pede uma audiência com a Rainha Isabel, a Católica, para explicar os seus actos e tentar uma absolvição.

la_reunion_02_-_credito_jorge_becker__1

© Jorge Becker

La Reunión aproveita este facto histórico para desenvolver uma ficção que reflete o comportamento do ser humano quando numa posição de poder. Esta produção aborda temas como a reivindicação dos povos indígenas, o poder da Igreja e da oligarquia, a luta de classes. Como nos seus trabalhos anteriores, criaram um cenário liberto de elementos cenográficos exagerados, para centrar a atenção nas atuações e num texto que fala ao público do ser humano na sua universalidade. É um espetáculo sobre o conflito entre verdade e poder e ambição e inventividade, entre géneros ocupando lugares de poder. É também um dos mais belos exercícios de representação teatral por excelentes atores conhecidos do público do Próximo Futuro na peça Neva.

Dramaturgia e Encenação: Trinidad González
Elenco: Jorge Becker, Trinidad González e Natalia Galgani
Música: José Tomás González
Produção: Teatro en el Blanco

Coprodução: Fundação Festival Internacional de Teatro a Mil
Coapresentação: Festival Santiago a Mil, Programa Gulbenkian Próximo Futuro

 

 

 

 

Leave a Reply