MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO NA TRINDADE – DIA 14, MOSTRA DO PARAGUAI – “COSECHERO DE HISTORIAS”

O Teatro da Trindade, em Lisboa, de 9 a 17 de Setembro de 2014 acolhe a ​1.ª Mostra Latino-americana de Teatro, organizada pela Casa da América Latina, com o apoio das Embaixadas da Argentina, do Brasil, do México, do Paraguai e da República Dominicana.

 A mostra tem como objectivo dar a conhecer ao público o trabalho de muitos artistas e criadores, naturais de países da América Latina, que desenvolvem o seu trabalho em companhias residentes em Portugal e Espanha.

 consecherodehistorias460-300x169

Dia 14 de Setembro, domingo, às  18h00, pode ver Cosechero de historias (Paraguai).

Companhia: La Cháchara; encenação: Marco Flecha Torres; som: Ángeles Fernández; produção: La Cháchara – Sevilla; duração: 50 min (sem intervalo).

 Proposta cénica que combina teatro com a narração oral, a partir de contos e lendas que o protagonista foi coleccionando na sua terra e noutras paragens, com temáticas campestres e, por vezes, do fantástico. A obra é apresentada em língua espanhola, embora esteja presente também o guarani, o outro idioma oficial do Paraguai, permitindo assim ao público experienciar a sonoridade e ritmo da língua, sem que isso afecte a história que está a ser contada.

Homenagem à arte de contar contos, e aos avôs e avós que com imaginação e criatividade foram ao longo dos tempos inventando mundos novos, sonoridades, mitos e lendas.

Além do reconhecido trabalho de actor através da narração oral, o paraguaio Marco Flecha distingue-se hoje em Espanha também pelo seu trabalho no teatro, através do qual valoriza a sua cultura de origem. Actualmente coordena o Festival Intercultural de Narración Oral de Sevilha e o Festival Internacional de Cuentos para Niños y Niñas em Tacuati, no Paraguai.

Segue-se o debate Que teatro?, às 19h00 (Sala principal; entrada livre): Onde se reflecte a América Latina no teatro que fazem hoje? O que os move, que influências, que públicos? Porquê e para quem fazem teatro?

Estes temas serão abordados por: Claudio Hochman, António Terra, Elmer Veckio Mendoza, Marco Flecha e Orestes Amador, com moderação de Rui Pina Coelho (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro).

Leave a Reply