MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO DA TRINDADE – DIA 17, “LA NOCHE DE LOS ASESINOS”

O Teatro da Trindade, em Lisboa, de 9 a 17 de Setembro de 2014 acolhe a ​1.ª Mostra Latino-americana de Teatro, organizada pela Casa da América Latina, com o apoio das Embaixadas da Argentina, do Brasil, do México, do Paraguai e da República Dominicana.

 A mostra tem como objectivo dar a conhecer ao público o trabalho de muitos artistas e criadores, naturais de países da América Latina, que desenvolvem o seu trabalho em companhias residentes em Portugal e Espanha.

 No dia 17 de Setembro, às 21h30 será representada “La noche de los asesinos” da República Dominicana.

 la-noche-poster

Companhia Nacional de Teatro da República Dominicana; texto: José Triana; encenação: Orestes Amador; interpretação: Mileny Estévez, Wilson Ureña e Yorlla Lina Castillo; duração: 1h00 (sem intervalo.

 Três irmãos desenvolvem um jogo macabro, onde sonham com o assassinato dos seus pais. O jogo gera um conflito de gerações, um ódio exacerbado pelo abuso de poder paterno e a opressão. As personagens transformam-se, multiplicam-se em diversos personagens (pais, vizinhos, polícias, juízes, assassinos) num drama circular com momentos que roçam a comicidade. O texto, de carácter universal, reflecte conflitos humanos e familiares, a ingenuidade infantil no simples jogo e o jogo premeditado dos adultos, que activa o drama e desencadeia sentimentos mais perversos.

O público tem a oportunidade de reconstruir a história através das várias leituras e de se envolver artisticamente com o actor, que por sua vez desconstrói, flirta com o personagem e desfruta com o espectador.

Com a obra La Noche de los Asesinos, o escritor e dramaturgo cubano José Triana obteve o prémio Casa de las Americas de 1965 e o Gallo de la Habana de 1966, entre outros recebidos na Colômbia, Argentina e México.

 

 

 

Leave a Reply