EXPOSIÇÕES “DA IDADE DO FERRO” , DE DANIEL GAMELAS, EM CASCAIS por Clara Castilho

No Centro Cultural de Cascais, de 31 de Julho a 19 de Outubro, com visitas de 3ª feira a domingo, das 10:00 às 18:00 e entrada gratuita, está patente as  Exposições “Da Idade do Ferro”, de Daniel Gamelas.

Daniel Gamelas é escultor e professor de desenho, trabalhando actualmente no Porto. É Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre pela New York Academy of Art.

daniel gamelas

 Do site do Centro, retiramos a seguinte informação:

“As obras da exposição DA IDADE DO FERRO, esculturas figurativas e desenhos realistas de execução virtuosa, remetem para uma especulação sobre mitos e rituais da Proto-História associados a um Panteão de antigas divindades ibéricas de cultura indo-europeia, a partir de um trabalho de investigação académica com fontes científicas, enriquecido por visitas a sítios históricos e arqueológicos, e pela participação em cerimónias ancestrais de origem pagã.

 Aqui o veado, o javali e o lobo fundem-se com os corpos humanos, enquanto representações teriomórficas das forças da Natureza; e as mulheres são divindades matriarcais associadas à fertilidade e à protecção da Terra, ou então sacerdotisas, guardiãs dos lugares e rituais sagrados que lhe prestam culto.

A ligação simbólica à Terra é também palpável na modelação do barro, mais rápida e expressiva nas peças pequenas, mais acabada nas maiores, que surgem recortadas e remontadas, como saídas de escavações arqueológicas.

É nesta revisitação artística e subjectiva de um passado remoto e de uma identidade cultural peninsular esquecida, que ultrapassa uma dimensão meramente ilustrativa e entra no domínio do simbólico, que a obra de Daniel Gamelas pretende transmitir uma reflexão para o futuro.”

 

Leave a Reply