HOJE, ÀS 21 HORAS, PUBLICAMOS UMA ENTREVISTA COM O EMBAIXADOR DO URUGUAI EM LISBOA

Imagem2É um projecto que temos desde o início, desde que, em Setembro de 2011, iniciámos as edições regulares de A Viagem dos Argonautas. Porém, só hoje podemos começar a realizá~lo – uma rubrica de entrevistas, pondo questões a pessoas que nos possam dizer coisas interessantes. Pessoas, quer sejam personalidades públicas ou não, que ponham as palavras e as ideias em movimento. Na nossa lista há alguns argonautas. E algumas surpresas também. O Embaixador da República do Uruguai em Lisboa, Senhor José Ignacio Korzeniak, foi a nossa escolha para iniciarmos essa série de entrevistas. Porquê o nosso interesse pelo Uruguai?

Em primeiro lugar, porque o Uruguai é um país a que nos ligam laços históricos; depois, por se tratae de um raro exemplo de bom funcionamento deImagem1 uma democracia, num continente particularmente  caracterizado pela riqueza de recursos naturais e por uma divisão injusta do produto dessa riqueza. Com indicadores que o aproximam dos índices europeus e, por vezes, ultrapassando-os, o Uruguai merece uma atenção que raramente lhe é concedida. Ali, na antiga Província Cisplatina colonizada por Portugal, construiu-se um exemplo que, embora não possa considerar-se perfeito, seria útil estudar. Em Portugal, inclusive.

O Senhor Embaixador José Ignacio Korzeniak valorizou sobremaneira o nosso projecto, respondendo de forma clara às perguntas que lhe colocámos. Uma entrevista muito interessante que publicaremos hoje no horário das 21 horas. A não perder.

Leave a Reply