DIA 24 DE SETEMBRO, NO CENTRO CULTURAL MALAPOSTA, “O JOGO DO MUNDO”

Centro Cultural Malaposta, no âmbito do seu projecto de Teatro (para) e (com) Comunidade vai ter a decorrer 23 de Setembro a 19 de Outubro de 2014 a Festa de Teatro Amador  que tem como objectivo criar um espaço de programação especialmente dedicado aos grupos que dinamizem as suas actividades no âmbito do Teatro de Amadores.

É a  edição em que participarão actores oriundos dos vários pontos de Portugal. Desde a sua 1ª edição a FTA conta já com a apresentação de cerca de 120 espectáculos e a participação de 36 grupos de teatro amador.

 o_jogo_do_mundo_300x300

Dia 24, às 19 h, será apresentado “O Jogo do Mundo”, do Grupo de teatro Girarte/ GIRA – Grupo de Intervenção e reabilitação Ativa.

Apresentam ao público um tema que se relaciona com o que leva um homem a querer dinheiro a todo o custo? Viver os sonhos ou sonhar vivê-los?

“O Jogo do Mundo é uma viagem às várias fases do jogo da nossa vida. O que levamos desse caminho? O que aprendemos? O que podemos devolver? O que recordamos em cada paragem?

Uma reflexão sobre o que marca as diferentes etapas da vida, a partir de memórias e pensamentos do grupo de teatro Girarte, trazidos à tona com a ajuda de técnicas do teatro do oprimido e postas em prática através de técnicas do teatro de improviso, montados num jogo tradicional jogado no mundo inteiro.

Convidamos todos a jogar a marelle, a rayuela, o hopscotch, a campana, a amarelinha ou a macaca…”

O Girarte é um grupo de teatro que acontece no espaço da Associação Girassol, uma Oscip. Seus integrantes além de vocação tem paixão pelo teatro.

Sua missão é promover a cultura e despertar ou reviver, nas pessoas, o amor pelo teatro.

O Grupo Girarte surgiu de um projecto no qual é ensinado teatro para crianças e adolescentes com intenções didácticas. O teatro promove a leitura e interpretação de texto, estimula a criatividade, a desenvoltura ao falar em público e aumenta autoestima. Além disso possibilita vivenciar experiências que não são possíveis no dia a dia.

O Projeto Girarte tem este objectivo, trabalhando com as crianças e adolescentes de forma lúdica e incentivando sua livre expressão. É composto por professores, ex-alunos e alunos do Projeto Girarte que demonstram interesse e paixão pela arte de actuar e se destacam por seu talento.

 Ficha Técnica:

 Encenação – António Gonzalez e David Nunes

 Auxiliares de encenação – Paulo Caeiro e Clara Cecchini

Terapeutas no projeto – Joana Nina; Paulo Caeiro; David Nunes; Clara Cecchini

Actores/Interpretes: Arnaldo Costa, Jaime Nunes, Olinda Mendonça, Ananias Tavares, Federica Maccelli, Filomena Fonte. Teresa Araújo, Teresa Gaspar, Maria Benvinda Santos

Produção: Joana Nina

Leave a Reply