EDITORIAL – QUE HÁ DE COMUM ENTRE PASSOS COELHO E QUIM BARREIROS? SERÁ A FORMA COMO ENCARAM OS ENCHIDOS?

Passos Coelho, em resposta às críticas do relatório “Estado da Educação 2013” logo editorialdo Conselho Nacional de Educação disse: “Aumentar a chamada salsicha educativa não é a mesma coisa que ter um bom resultado educativo”. Todos ficámos de boca aberta a tentar perceber como de “educandos” se chega a “salsichas”.

O objectivo da educação é formar “salsichas”? Quem frequenta os estabelecimentos de ensino sai de lá com esse diploma? Ou a educação deverá formar pessoas, o melhor possível, futuros cidadãos com competências, para que possam intervir na sociedade da melhor forma?

O ensino é igual a qualquer outra fábrica que formata todos os alunos de igual modo, a fim de que saiam bem arranjadinhos para o mercado de trabalho?

Sim, para alguns isso seria o paraíso!

O nível é tal que nos lembramos das canções brejeiras (ordinárias, mesmo) de Quim Barreiros. Uma delas tem o título “Tu queres é levar com o chouriço”. Já que estamos a falar de enchidos… Diz uma das personagens da canção: “Tu daqui não levas nada , queres é levar com o chouriço”. E a outra responde:  “Se me faltas ao respeito levas com a mala na tromba”.

Poderemos pôr os dois “doutores”, o da política e o da música ao mesmo nível. E já agora, arranjar uma forma equivalente à da canção, de um deles levar, metaforicamente, “com a mala na tromba”.

1 Comment

Leave a Reply