NESTE DIA… 29 de SETEMBRO DE 1938, foi assinado o ACORDO DE MUNIQUE

Neste dia... - João - II

Da esquerda para a direita: Chamberlain, Daladier, Hitler, Mussolini e Ciano. Obrigado aos Arquivos Federais da Alemanha, UstinadiabemELBE e Wikimedia Commons
Da esquerda para a direita: Chamberlain, Daladier, Hitler, Mussolini e Ciano.
Obrigado aos Arquivos Federais da Alemanha, UstinadiabemELBE e Wikimedia  Commons

Data deste dia o Acordo de Munique, assinado pelo Reino Unido, a França, a Alemanha e a Itália, que atribuía à Alemanha 0 território dos Sudetas, onde viviam cerca de 3 milhões de pessoas de ascendência alemã. Este território localizava-se na Checoslováquia, país formado a partir da desagregação dos Impérios Alemão e Austro-Húngaro, conforme os tratados de Saint-Germain-en-Laye e de Versalhes, ambos de 1919, celebrados na sequência da conclusão da Primeira Guerra Mundial. O Acordo previa também que seria formada uma comissão internacional formada pelas quatro potências mais a Checoslováquia, para analisar a situação de outros territórios no país onde também viviam alemães, bem como pedidos de minorias húngaras e polacas, e promover eleições em sequência. A Alemanha comprometia-se por seu lado a não fazer mais reivindicações territoriais.

 

Divisão da Checoslováquia em 1938. Obrigado a Benutzer:LucaLuca, piotrus e Wikimedia Commons
Divisão da Checoslováquia em 1938.
Obrigado a Benutzer:LucaLuca, Piotrus e Wikimedia Commons
Partition of Czechoslovakia (1938) – Acordo de Munique – Wikipédia, a enciclopédia livre// // //

O Reino Unido e a França alegaram para assinar o Acordo que assim estariam a assegurar a paz na Europa. A Checoslováquia protestou contra as decisões tomada, sem que sequer fosse admitida a sua participação nas negociações do Acordo. A URSS sentiu que este, na realidade, se destinava a virar as atenções do Hitler contra ela.

Embora Chamberlain tivesse sido aclamado quando regressou a Londres, Winston Churchill disse que ele, entre a guerra e a desonra tinha escolhido a desonra, e que iria ter a guerra. Com efeito, em Março de 1939, desrespeitando o Acordo, Hitler invadiu a Checoslováquia e ocupou Praga. A URSS, tentando aplacar Hitler, em Agosto de 1939, assinou o pacto de não-agressão Molotov-Ribbentrop, que previa paz por cinco anos e a ocupação e divisão da Polónia, países bálticos e Finlândia. Foi por seu turno atacada sem aviso prévio em Junho de 1941.

Leave a Reply