HOJE É O DIA MUNDIAL DA MÚSICA – UMA FORMA DE O COMEMORAR por Clara Castilho

A Companhia de Música Teatral (CMT) convida-nos a viver o Dia Mundial da Música desta forma:

opuss tutti

Passo UmAbra os ouvidos e Escute. À sua volta e dentro de si. Procure o canto dos pássaros, o rumor das canas, o murmúrio da água, o gemido dos eléctricos na calçada velha, o assobio do amolador nas vielas, um piano numa fábrica antiga, a canção que a sua avó lhe cantava.

Passo DoisQuando encontrar um som que lhe fale com a voz da música partilhe-o com alguém. Abrace, sussurre, embale. A Música nasce no colo dos afectos. Nascemos musicais e a Música permite-nos conectar o nosso mundo interior e o mundo que nos rodeia.

Passo Três: Procure mais pessoas com quem possa partilhar a sua descoberta. Cante uma canção. Brinque com as palavras, sinta-as a dissolver na boca, transformando-se em música. Faça uma nuvem com partículas de som.

Passo QuatroDeixe o seu corpo seguir o rumo que a música lhe dita. Acolha o som, ouça com todos os sentidos. O corpo é a Casa da Música.

Passo Cinco: Volte ao Passo Um.
Tenha um bom Dia Mundial da Música.

A Companhia de Música Teatral tem como missão a concepção de projectos artísticos e educativos em que a Música é ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da “música cénica” ao “teatro-musical”.

A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação para o público de ideias recentes sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces. O historial da CMT inclui uma diversidade de criações originais que foram desenvolvidas e apresentadas para vários tipos de públicos e com recurso a meios e linguagens artísticas múltiplas.

Tem desempenhado um papel fundamental no panorama artístico e educativo português, contando desde a sua fundação com o apoio regular da DG Artes – Ministério da Cultura e colaborando com múltiplos artistas e organizações como a Fundação Gulbenkian ou o Serviço Educativo da Casa da Música (CdM). O trabalho da CMT tem sido apresentado em Portugal, Espanha, Polónia, Canadá, EUA, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Lituânia.

http://www.musicateatral.com/

 

Leave a Reply