EXPOSIÇÃO “OS 25 ANOS DA BANDA DESENHADA DO CENTRO BELGA”, DIA 10 DE OUTUBRO NO INSTITUT FRANÇAIS

A inauguração da exposição “25 anos da BD do Centro Belga de Banda Desenhada”  terá lugar no dia 10 de Outubro às 19h no Institut Français du Portugal (Avenida Luís Bívar , 91 – 1050-143 Lisboa) com entrada livre. Todos os amantes de BD e os BD-ófilos inveterados estão cordialmente convidados. Prolongar-se-á até dia 19.

Ainda no âmbito da semana da Bélgica em Portugal o Institut Français du Portugal acolherá, no dia 15 de Outubro às 19h na sua Mediateca, para uma conferência, Jean Auquier director do Centro Belga de Banda Desenhada.

 bd

Director geral do Centro Belga da Banda Desenhada desde 2008, Jean Auquier (Bruxelas-1953) tem formação jornalística. Trabalhou durante muito tempo na impressa escrita e na rádio antes de ser associado à criação de um importante museu dedicado à conservação e à promoção da BD (1989) em Bruxelas. Autor de exposições temáticas ligadas à BD e de grande número de monografias de desenhadores, a sua perícia é reconhecida internacionalmente. O CBBD é tanto uma ferramenta de promoção como de conservação e Jean Auquier é chamado com regularidade a dar conferências em toda a Europa. Estas são tanto mais apreciadas que o orador – reflexo de homem de rádio – não gosta de se aborrecer nem de aborrecer os seus ouvintes!

Centro Belga de Banda Desenhada

Montra da cultura belga, o Centro Belga de Banda Desenhada propõe, em mais de quatro mil metros de plataformas, uma série de exposições permanentes e temporárias que oferecem aos seus visitantes um panorama excepcional da banda desenhada europeia. Está sediado num magnifico edifício “Arte Nova” desenhado por Victor Horta (1906) e recebe mais de 200.000 visitantes por ano. Centro de documentação único no mundo, o CBBD é também a ligação reconhecida entre a profissão BD – autores, editores – e os diferentes públicos.

 

Leave a Reply