DIA 10 e 11 DE OUTUBRO, ESPECTÁCULO DE DANÇA NA CULTURGEST, “HIERARQUIA DAS NUVENS” DE RUI HORTA

Diz-nos Rui Horta: “Porque queremos estar sempre em outro lugar? A que hierarquia obedecemos nos momentos de escolher? E no entanto a resposta, apesar de minuciosa como uma partitura, escapa à narrativa e é habitada por uma poética que transcende a compreensão: o território mais puro da dança. Chamei-lhe Hierarquia das Nuvens.”

Direção, desenho de luzes, espaço cénico Rui Horta
Coreografia, em colaboração com os intérpretes Rui Horta
Música original e interpretação ao vivo Rui Carvalho (projeto Filho da Mãe)

Intérpretes Filipa Peraltinha, André Cabral, Teresa Alves da Silva, Samuel Retortillo, Sylvia Rijmer, Phil Sanger, Silvia Bertoncelli

 nuvens

Rui Horta nasceu em Lisboa e começou a dançar aos 17 anos nos cursos do Ballet Gulbenkian. Nova Iorque esperava-o, local onde completou a sua formação.

Daí à carreira de professor e intérprete das grandes obras foi um passo. O salto é grande, até o ano de 1984, para Lisboa, vindo a ser o responsável pela Companhia de Dança de Lisboa.

A nova geração de bailarinos e coreógrafos portugueses muito lhe devem. Depois de ter vivido na Alemanha, foi Montemor-o-Novo o local escolhido para criar um centro multidisciplinar de experimentação artística, em 2000, o Espaço do Tempo.

Participou nas mais diversas peças ao longo do mundo e recebeu importantes prémios e distinções.

 

 

Leave a Reply