E SE PENSÁSSEMOS EM TER CRECHES DENTRO DAS EMPRESAS, EM VEZ DE PENSAR EM CONGELAR ÓVULOS DAS FUNCIONÁRIAS? por clara Castilho

9349741_b7nUl

Pois é, continuamos a ver o crescimento da população só como resultado da “vontade” e “responsabilidade” do sexo feminino!

Confesso que fiquei de boca aberta com a notícia de que a Apple e o Facebook iam pagar para funcionárias congelarem seus óvulos! Num valor que irá até 20 mil dólares,  as empresas  estariam dispostas a gastar esta quantia para que as  mulheres se sentissem tentadas a adiar a maternidade, pagando os custos do procedimento de congelamento de óvulos e se focarem nas suas carreiras por mais tempo.fam

A técnica permitirá a extracção e congelamento dos óvulos de uma mulher em fase fértil, permitindo que ele seja reinserido no futuro, depois dos 35 anos, quando a mulher sai do auge da fertilidade. Garante sucesso? Não, será sempre uma incerteza. A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva alertou para o perigo de poder não ser a gravidez futura.

 E como reagiram as mulheres. É-nos dito que por uns que elas se sentiramempoderadas”. Mas outro estudo, da Universidade de Nova York, junto de mulheres que congelaram seus óvulos, indica que 19% afirmaram que teriam filho mais cedo caso seu empregador fosse mais flexível.

Em tempos idos, existiam no nosso país, mesmo em tempo de ditadura, creches junto de grandes empresas onde trabalhavam muitas mulheres. Não tenho informações quanto a sua qualidade, sem se isso seria bom para as crianças e mães. Mas mais lógico, à partida, isso parece-me.

1 Comment

Leave a Reply