SÃO PAULO – ASSEMBLEIA ESTADUAL DA ÁGUA – ATIVISTAS PEDEM “ÁGUA PARA A VIDA, NÃO PARA O LUCRO” EM ASSEMBLEIA DE ITU – POR CLAUDIA ROCHA, DO BARÃO DE ITARARÉ | FOTOS DE MÍDIA NINJA

1_PyFiRuSPBBdDXXXOdQExgQ

Ativistas pedem “água para a vida, não para o lucro” em Assembleia de Itu — A Conta da Água — Medium// //

Os governantes (claro!) não querem debater soluções para a crise hídrica, mas quem entende a urgência do tema já se organiza pra 2015.

Organizações, movimentos sociais e afetados pela crise da água debateram soluções para a Crise por todo sábado na cidade de Itu.
Organizações, movimentos sociais e afetados pela crise da água debateram soluções para a Crise por todo sábado na cidade de Itu.

O dia 6 de dezembro foi um sabadão de sol a pino e de volume morto ainda em nível preocupante. No auditório e nas salas do prédio da Faculdade de Direito de Itu, interior paulista, ativistas se reuniram na construção de uma Assembleia histórica no debate da gestão dos recursos hídricos: A Assembleia Estadual da Água.

O grupo bastante heterogêneo, composto por 73 organizações, revela a pluralidade em torno da luta para tirar a água da categoria de ‘simples mercadoria’ e colocá-la como um direito social — com o acesso, de fato, respeitado.

Na contramão dos últimos anúncios do Governo Estadual, que tem como foco a construção de mais obras faraônicas e extremamente caras, nos grupos de debates da Assembleia de Itu foram levantadas soluções no sentido de promover, cada vez mais, a despoluição e a preservação das áreas de mananciais — partindo do seguinte pressuposto “Água: se não cuidar, aí sim é que vai faltar”, parafraseando o caricato slogan da Sabesp.

Continuar a ler em:

View at Medium.com

Leave a Reply

%d bloggers like this: