ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – EDIÇÃO DE UM CONTO DE FILOMENA MARONA BEJA MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE QUE AS DECLARAÇÕES DE PASSOS | FOI NO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À PRECARIEDADE

banners-tipo-site1

1 de Dezembro de 2014

Pico de estrelas - Filomena Marona BejaÉ com enorme prazer que editamos o breve conto “Pico de Estrelas” de Filomena Marona Beja e que hoje o fomos oferecer aos deputados, deputadas e à Presidente da Assembleia da República para assinalar o dia internacional de combate à precariedade.

Numa altura em que se deturpa publicamente a realidade e em que podemos ouvir expressões como “temos hoje menos precariedade”, “a ideia de que o desemprego só baixa porque as pessoas emigram é falsa” ou “o nível de imigração não é muito diferente daquilo que era em 2007 ou 2008” vindas directamente da boca do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, nada como a ficção para nos lembrar realidade. O conto de Filomena Marona Beja revela o drama de centenas de milhares de pessoas desenraizadas, exiladas por políticas repressivas e cruéis. É uma história dura, porque é real, porque retrata a precarização e destruição de gerações inteiras, forçadas a partir de um país em circunstâncias que não desejavam. É duro porque retrata também a realidade da panaceia da emigração que tudo cura. Retrata a precariedade e também a falta de condições também nos países de chegada, que afecta milhares de migrantes.

Continuar a ler em:

Um conto de Marona Beja mais próximo da realidade que as declarações de Passos | Dia Internacional de Combate à Precariedade

Leave a Reply