Cultura e Política(s), de Fernando Pereira Marques

livrolivros2

Imagem1Cultura e Política(s), o mais recente livro de Fernando Pereira Marques, é apresentado amanhã, às 18:30, na Galeria Fernando Pessoa do CNC, por Guilherme d’Oliveira Martins e por António Reis.

Guilherme d’Oliveira Martins, presidente da Direcção do Centro Nacional de Cultura (CNC), e António Reis, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentam o novo livro do investigador Fernando Pereira Marques, Cultura e Política(s). A sessão de lançamento decorre esta quarta-feira, 7 de Janeiro, pelas 18:30 horas, no CNC, Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro, n.º 10 – 1.º, Lisboa.

Fernando Pereira Marques, tendo desempenhado múltiplas actividades no âmbito da política cultural, convida, nesta obra, à reflexão sobre questões pertinentes da relação, porventura ambígua, da cultura com as políticas. Às diferentes dimensões analisadas não é alheia a sua formação em Sociologia e História, o que resulta num ensaio polissémico, por vezes algo controverso e provocador. Sem receios dos anátemas do  “politicamente incorrecto”, o autor persegue o seu objectivo de alertar as nossas consciências para a necessidade de inverter as concepções de desenvolvimento e sociedade, moldadas pelo curto prazo e uma visão instrumental do Homem e mercantilista da vida. Percorre as origens da cultura, a relação com a política, a politização em regime democrático, a crise da cultura e o repensar das políticas, a relação com as novas tecnologias da informação e da comunicação, o império da imagem e a “religião” televisiva, o fracasso da democratização cultural, a necessidade de resistência à desumanização da cultura, que destrói os fundamentos do paradigma cultural ocidental, o impacto das novas tecnologias na memória colectiva, a mercantilização da cultura, a ilusão multicultural em que vivemos e a importância da cultura para o desenvolvimento.

Fernando Pereira Marques nasceu em Coruche, a 16 de Abril de 1948. É doutor de Estado em Sociologia pela Universidade deImagem3 Amiens (França), professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.Entre outros cargos, foi dirigente nacional do Partido Socialista, deputado à Assembleia da República, presidente da Subcomissão de Cultura e membro da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. É autor de vários livros nas áreas do ensaísmo e da investigação, colaborador em publicações periódicas e director-adjunto da revista Finisterra.Algumas obras do autor: De que Falamos quando Falamos de Cultura?, 1995; A Praia sob a Calçada – Maio de 68 e a «Geração de 60», 2005; Esboço de um Programa para os Trabalhos das Novas Gerações, 2007; Sobre as Causas do Atraso Nacional, 2010.

É um dos fundadores de A Viagem dos Argonautas.

https://aviagemdosargonautas.net/apresentacao-do-argonauta-fernando-pereira-marques/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: