CONTRA O DOMÍNIO DE TERROR NA NIGÉRIA por clara castilho

9349741_b7nUl

Petição da “Avaaz” que se define como “uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global”:

“O grupo terrorista Boko Haram acabou de usar uma menina de 10 anos como bomba, logo após assassinarem cerca de 2 mil pessoas. Atualmente, existe um domínio de terror no norte da Nigéria.

13837_6.2_1_460x230Mas o presidente nigeriano Goodluck Jonathan não disse praticamente NADA sobre o caso enquanto faz campanha eleitoral pela re-eleição; já seu exército, ao invés de proteger os cidadãos, está provocando mais revoltas.

Os líderes mundiais acham que a crise na Nigéria é “muito difícil para ser resolvida”. O Conselho de Segurança da ONU, por exemplo, não havia sequer emitido uma declaração oficial sobre os ataques na Nigéria!

A boa notícia é: o aumento da violência trouxe atenção para a necessidade de se fazer algo.

Vamos multiplicar a pressão agora e persuadir os nossos líderes e as Nações Unidas a se unirem urgentemente no Conselho de Segurança para priorizar essa crise.

Junte-se ao apelo urgente — pelo bem daquela pequena e inocente criança e por todos que estão correndo perigo:

https://secure.avaaz.org/po/stop_boko_haram_terror_global/?bdkaGhb&v=51597

A Nigéria está imersa em uma guerra civil brutal que pretensamente parece ser um conflito entre muçulmanos e cristãos mas, no fundo, são tensões que dividem a elite dominante, rica, corrupta e dona do petróleo e a região norte do país, negligenciada, pobre e privada de seus direitos civis. Mais de 10 mil pessoas foram mortas em 2014 e mais de 1.6 milhão de nigerianos tiveram que deixar suas casas. O Boko Haram controla atualmente uma área do tamanho da Dinamarca.

Os políticos vêm alimentando essa divisão e o recente aumento da violência acontece em meio a uma campanha eleitoral mortal. Surpreendentemente, a resposta inepta e insuficiente do presidente Goodluck Jonathan pode ser parte de um jogo sombrio — se houver caos no norte do país e poucos saírem para votar as chances de ele continuar no poder são maiores, visto que sua base eleitoral está no sul da Nigéria.

Conselheiros militares internacionais e forças especiais foram enviadas à Nigéria, mas muitos hesitam em colaborar com o exército nigeriano por causa do seu histórico de violações de direitos humanos. O Conselho de Segurança deve priorizar um projeto de verdade que inclui acabar com a corrupção no exército e treinar os combatentes para conter o Boko Haram, investir nas regiões mais pobres e priorizar um programa de combate à corrupção mais amplo.

Isso não é um choque de ordem e a crise não irá, com certeza, ser resolvida em alguns dias. Mas é imoral ignorar esse absurdo por mais tempo. Nossa comunidade global pode pressionar o Conselho de Segurança a finalmente apresentar um plano genuíno de paz:

Se não fizermos nada, milhares de pessoas serão mortas e a ameaça do Boko Haram vai se espalhar. Os ataques em Paris nos mostraram que não há fronteiras para o terrorismo. Junte-se ao apelo:

https://secure.avaaz.org/po/stop_boko_haram_terror_global/?bdkaGhb&v=51597

Com eleições acontecendo em breve e o aumento da violência, a Nigéria é uma panela de pressão prestes a estourar. Os políticos nigerianos falharam com seu próprio povo e a comunidade internacional permitiu que a situação se deteriorasse. Não podemos esperar mais e, com apoio suficiente, uma declaração contundente das Nações Unidas pode mudar as regras do jogo. Vamos fazer isso acontecer.

Mais informações:

Imagens mostram destruição após ataques do Boko Haram na Nigéria (G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/imagens-mostram-destruicao-apos-ataque-do-boko-haram-nigeria.html

Anistia Internacional: Ataque de Boko Haram teria matado 2 mil pessoas na Nigéria (Opera Mundi)

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39113/anistia+internacional+ataque+de+boko+haram+teria+matado+2+mil+pessoas+na+nigeria.shtml

Dois mil nigerianos podem ter morrido em um dos piores ataques do Boko Haram (O Globo)
http://oglobo.globo.com/mundo/dois-mil-nigerianos-podem-ter-morrido-em-um-dos-piores-ataques-do-boko-haram-15018993

Menina-bomba mata ao menos 20 pessoas em atentado na Nigéria (UOL Notícias)
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/01/10/menina-bomba-mata-ao-menos-20-pessoas-em-atentado-na-nigeria.htm

 

One comment

  1. Pingback: CONTRA O DOMÍNIO DE TERROR NA NIGÉRIA - PINN

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: