ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS | OS RICOS NUNCA FORAM TÃO RICOS – UMA ILUSTRAÇÃO IMPOSSÍVEL

banners-tipo-site1

Os ricos nunca foram tão ricos – uma ilustração impossível

A notícia divulgada ontem, baseado num estudo da Oxfam, demonstra a certeza de que a crise serviu apenas para enriquecer os ricos. Em 2016, os 1% mais ricos do mundo possuirão mais dinheiro do que os 99% todos juntos. Já em 2014, as 80 pessoas mais ricas do Mundo possuem a mesma riqueza do que os 3,5 mil milhões mais pobres, algo que não pode ser expresso através de uma ilustração. Eis uma adaptação da tentativa do Independent:

INEQUALITY

O nível de desigualdade atingido este ano é o maior de que há registo: os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres: em 2016 os 1% mais ricos possuirão mais rendimento do que os 99% mais pobres. Segundo o relatório da Oxfam, o tipo de desigualdade que caracteriza a economia mundial é diferente de tudo o que já tinha sido visto anteriormente: “entre 2002 e 2010 a riqueza total dos mais pobres tinha estado a crescer a par da riqueza dos mais ricos (…). No entanto, desde 2010, a riqueza dos mais pobres está decrescer e a dos mais ricos a subir”. Isto é, a crise está a realizar uma transferência ascendente de riqueza.

As políticas de austeridade servem apenas à construção desta ilustração impossível. Quando os pobres não tiverem mais o que comer, terão mesmo que comer os ricos. Entre os 10 mais ricos do planeta, há 8 norte-americanos, 1 mexicano e 1 espanhol. Vê aqui a lista completa dos 80 mais ricos do mundo.

________

Ver original em:

Os ricos nunca foram tão ricos – uma ilustração impossível

1 Comment

Leave a Reply

Discover more from A Viagem dos Argonautas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading